Cotidiano

PRF e Polícia Civil desarticulam quadrilha de assaltantes de ônibus suspeita de 10 roubos

Da Redação ·
Os cinco suspeitos foram presos após dois assaltos a ônibus Foto: Flávia Barros – Banda B
Os cinco suspeitos foram presos após dois assaltos a ônibus Foto: Flávia Barros – Banda B

A polícia do Paraná prendeu cinco pessoas na manhã de domingo (29) após dois ônibus que seguiam para o Paraguai serem assaltados. A quadrilha foi abordada durante um trabalho conjunto entre policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no quilômetro 148 da BR 116, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba. Vídeo (acima) divulgado pela PRF mostra a tentativa de fuga dos suspeitos até a abordagem.

continua após publicidade

Segundo a polícia, os cinco suspeitos pararam o primeiro ônibus em Rio Azul e o outro em Mallet, ambos na região Centro-Sul do estado, na noite do sexta-feira (27). “Assim que os motoristas paravam, eles entravam, roubavam todo o dinheiro dos passageiros e trancavam as vítimas no porta malas dos ônibus”, falou o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown.

O delegado acrescentou que os criminosos iniciaram fuga ao terminar o assalto contra o segundo ônibus, porém acabaram cruzando com a Polícia Militar, onde trocaram tiros. Nesta fuga, abandonaram dois carros (um Astra e um Fluence) e acabaram se escondendo na mata. No dia seguinte seguiram viagem, onde foram presos.

continua após publicidade

Ainda segundo a polícia, assim que os policiais receberam as informações que um veículo Corsa preto usado para fuga estava na região de Curitiba, as equipe saíram em diligência. Durante a abordagem policial, os suspeitos desceram o veículo.

PRF e Polícia Civil desarticulam quadrilha de assaltantes de ônibus suspeita de 10 roubos fonte: Reprodução

Bandidos tinham até fuzil -Foto - Divulgação/PRF

Foram presos um homem, de 27 anos, que conduzia o veículo e portava uma pistola Ruger 9mm; um rapaz, de 31 anos, portava uma pistola Glock cal.45. A polícia também localizou, jovem, de 25 anos, e dois homens, 34 e 35 anos, que estavam com um Fuzil AK-47 cal. 7.62.

continua após publicidade

Em vistoria ao veículo foram localizados cinco pares de placas balísticas, quatro balaclavas, três pares de luvas, dois canivetes e cerca de R$ 15 mil. Todos os envolvidos e as apreensões foram encaminhadas à delegacia.

De acordo com as investigações, Melo, Pereira e Aclender já teriam sido presos por assalto a ônibus, Aclender possuía ainda um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais.

Dez assaltos
“Esta quadrilha é suspeita de cometer pelo menos dez assaltos a ônibus de turismo no Paraná. Desarticular este grupo criminoso foi uma ação importante”, aponta Adriano Furtado, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado. 

continua após publicidade

“O sucesso da ação policial demonstra que a integração entre os órgãos que atuam na área de segurança pública está funcionando. Esse trabalho conjunto é fundamental para a sociedade e está dando resultados”.

Os cinco foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa, vale ressaltar que desde sexta-feira (27) entrou em vigor a alteração da lei que considera o porte armas de calibre restrito, crime hediondo.

Com informações da PRF e portal Banda B