MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo espanhol destitui chefe da polícia catalã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo espanhol publicou neste sábado (28) no Boletim Oficial do Estado a demissão do chefe da polícia catalã, Josep Lluís Trapero, como parte da intervenção das instituições regionais anunciadas no dia anterior. O premiê

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2017, 09:10:00 Editado em 28.10.2017, 09:10:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo espanhol publicou neste sábado (28) no Boletim Oficial do Estado a demissão do chefe da polícia catalã, Josep Lluís Trapero, como parte da intervenção das instituições regionais anunciadas no dia anterior.

continua após publicidade

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, já havia destituído o presidente catalão, Carles Puigdemont, na noite de sexta (27), assim como o diretor administrativo da polícia catalã.

As duas decisões são uma resposta de Madri a tentativa da Catalunha de buscar a separação em relação a Espanha. Também na sexta, o Parlamento regional convocou uma constituinte para declarar a independência da região.

continua após publicidade

Na sequência, o governo espanhol implementou o Artigo 155 da Constituição, que permite a Madri interferir nas regiões autônomas.

Rajoy também retirou de suas funções o diretor administrativo da polícia regional na sexta, após um conselho extraordinário de ministros.

Trapero, chefia os Mossos d'Esquadra -como é chamada a polícia catalã- e tornou-se uma figura emblemática da crise catalã nas últimas semanas.

continua após publicidade

Os Mossos ganharam fama internacional em agosto, quando ataques terroristas causaram 16 mortes na Catalunha e os agentes agiram para impedir um número maior de vítimas. Devido a autonomia Catalã, os policiais respondem a Barcelona e não a Madri.

Durante a crise separatista catalã, porém, os Mossos se recusaram a cumprir as ordens da Justiça e do governo central para impedir a realização do plebiscito de independência de 1º de outubro. Por isso, Trapero está sendo investigado e não pode deixar o país.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo espanhol destitui chefe da polícia catalã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!