Mais lidas
Cotidiano

Grupo de estudantes ocupa escritório da Presidência por duas horas em SP

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cerca de 30 estudantes invadiram o escritório da Presidência da República em São Paulo na tarde desta quinta-feira (26).

Segundo a Polícia Militar, o grupo protestava contra o corte de verbas do governo federal no ensino superior e entrou no prédio, localizado na avenida Paulista (centro), às 17h20 -onde permaneceu por pouco mais de duas horas.

Funcionários do escritório teriam ficado retidos no local e policiais foram chamados para negociar a desocupação.

Na página no Facebook do movimento OcupaUnifesp, formado por alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), há vídeos dos manifestantes dentro do prédio. Nas paredes, foram afixados cartazes com as inscrições "Ocupar e resistir contra os cortes no PNAES [Plano Nacional de Assistência Estudantil]" e "Contra o desmonte da universidade pública".

Na mesma página, os estudantes criticaram os cortes em bolsas de permanência (que custeiam moradia e alimentação, por exemplo) e publicaram uma filmagem pouco após a retirada do prédio -nela, eles negam ter impedido que funcionários saíssem do local.

Há dois meses, indígenas também invadiram a portaria do edifício. Na ocasião, eles protestavam contra uma decisão do Ministério da Justiça que revogou a demarcação de uma reserva no Pico do Jaraguá.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber