Mais lidas
Cotidiano

Twitter vai banir dois sites russos de anunciarem em sua plataforma

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Twitter anunciou nesta quinta (26) que vai banir dois veículos russos de comprarem propagandas em sua plataforma.

Segundo a companhia, os sites Sputnik e RT (Russia Today) usaram os anúncios na rede social para interferirem na eleição presidencial americana.

"Nós não chegamos a essa decisão facilmente", disse a empresa em nota. Os sites poderão manter suas contas na plataforma.

A decisão ocorreu após o Congresso americano pressionar empresas de tecnologia, entre elas o Twitter, o Google e o Facebook, com novas regulações para anúncios políticos.

O governo dos Estados Unidos investiga a participação russa na eleição de 2016 e já acusou os dois sites banidos de terem sido usados por Moscou para interferir no pleito. Ambos negam as acusações.

A agência de notícias Sputnik disse que a decisão foi "lamentável".

Já a editora-chefe do RT -que publica em inglês-, Margarita Simonyan, afirmou que durante a campanha eleitoral o Twitter pediu ao site que fizesse mais anúncios

A empresa americana disse que não iria comentar a questão, mas anunciou que irá doar US$ 1,9 milhão (R$ 6,2 milhões) que recebeu do RT pela compra de anúncios desde 2011.

A Rússia também criticou a decisão. A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que o ato é uma "clara violação" da liberdade de expressão.

Segundo ela, a medida aconteceu por pressão de Washington, e Moscou irá retaliar "em breve" com sanções contra os americanos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber