MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo do Iraque rejeita oferta curda de diálogo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O premiê do Iraque, Haider al-Abadi, reiterou nesta quinta (26) que não aceitará a oferta da liderança curda de congelar o resultado do plebiscito de independência em 17 de setembro. Na véspera, além da suspensão do efeito do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2017, 21:00:00 Editado em 26.10.2017, 21:00:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O premiê do Iraque, Haider al-Abadi, reiterou nesta quinta (26) que não aceitará a oferta da liderança curda de congelar o resultado do plebiscito de independência em 17 de setembro.

continua após publicidade

Na véspera, além da suspensão do efeito do plebiscito, o Governo Regional do Curdistão (GRC) propôs cessar-fogo imediato e um diálogo com o governo federal amparado na Constituição.

"Não aceitaremos nada aquém do cancelamento [do plebiscito] e o respeito à nossa Constituição", disse.

continua após publicidade

Cerca de 90% dos curdos que vivem no Iraque e em áreas que estão sob o domínio do GRC votaram pela independência. O governo em Bagdá considera o separatismo ilegal e retaliou, entre outras medidas, com a suspensão de voos internacionais a aeroportos da região, decretou a prisão do presidente e de dois membros da comissão responsável pela organização do pleito.

Além disso, tropas iraquianas e milícias ligadas a Bagdá e ao Irã avançaram sobre a província de Kirkuk no último dia 15.

Os laços entre Irã e Iraque têm se estreitado. Em reunião em Teerã nesta quinta, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, segeriu a al-Abadi que não confie nos EUA para combater a facção terrorista Estado Islâmico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo do Iraque rejeita oferta curda de diálogo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!