MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Jovens estão mais dispostos a pagar por notícias com o 'efeito Trump'

Mais jovens norte-americanos estão pagando para ler notícias na internet por conta da guerra declarada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a imprensa, indica estudo do Reuters Institute.A taxa de pessoas entre 18 e 24 anos que assinam notícias on-

Da Redação

·
Jovens estão mais dispostos a pagar por notícias com o 'efeito Trump' - Foto: CNN
Icone Camera Foto por Reprodução
Jovens estão mais dispostos a pagar por notícias com o 'efeito Trump' - Foto: CNN
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2017, 10:10:00 Editado em 26.10.2017, 10:16:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais jovens norte-americanos estão pagando para ler notícias na internet por conta da guerra declarada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a imprensa, indica estudo do Reuters Institute.

continua após publicidade

A taxa de pessoas entre 18 e 24 anos que assinam notícias on-line subiu de 4%, em 2016, para 18%, neste ano. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, a porcentagem foi de 8% para 20%. Esses dois grupos representam cerca de 30% do mercado no Estados Unidos, conforme o portal UOL.

O aumento contraria o senso comum de que os jovens não estariam preparados para gastar dinheiro com jornalismo, revela o relatório.

continua após publicidade

O fenômeno se reflete nas assinaturas de jornais tradicionais dos Estados Unidos: o "New York Times" ampliou em cerca de 500 mil as assinaturas digitais nos seis meses seguintes à eleição de Trump. No "Wall Street Journal", a alta foi de 200 mil.

Mais de um quarto dos americanos ouvidos pela pesquisa apontam o apoio ao jornalismo como um motivo central para suas assinaturas.

"Esse aumento vem de pessoas de esquerda e de jovens, que querem mostrar de forma efetiva seu apoio aos esforços da mídia em fiscalizar o presidente e suas políticas", detalha o estudo.

continua após publicidade

Cenário no Brasil
A porcentagem de pessoas que pagam por notícias no Brasil continua estável neste ano: em 22%, considerando apenas a população urbana do país.

Com o ambiente de polarização política, a taxa de brasileiros que acreditam que a mídia é livre de influência política caiu de 36%, em 2016, para 30%, neste ano. Ainda assim, o nível de confiança na imprensa segue alto (60%).

Whatsapp
O relatório indica também o aumento do Whatsapp como uma ferramenta de distribuição de notícias. O Brasil é colocado como exemplo do fenômeno: no país, o uso de redes sociais, como o Facebook, para esse fim caiu 6 pontos percentuais, embora siga alto (66%). O uso do Whatsapp, por sua vez, subiu 7 pontos percentuais, para 46%.

As informações são do UOL

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Jovens estão mais dispostos a pagar por notícias com o 'efeito Trump'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!