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Críticos de cinema alertam sobre imediatismo e pressão na internet

LEONARDO NEIVA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crítica de cinema na internet tem como vantagem permitir o uso de diferentes formatos e aproximar o crítico do leitor, mas deve tomar cuidado para não ser superficial ou imediatista e nem sucumbir a pressões d

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2017, 23:40:00 Editado em 25.10.2017, 23:40:05
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LEONARDO NEIVA

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crítica de cinema na internet tem como vantagem permitir o uso de diferentes formatos e aproximar o crítico do leitor, mas deve tomar cuidado para não ser superficial ou imediatista e nem sucumbir a pressões de usuários.

Essas foram algumas das conclusões a que chegaram críticos de cinema que debateram o papel da profissão na era virtual, em evento na tarde desta quarta-feira (25).

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O evento é parte do 1º Fórum Mostra-Folha, organizado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O crítico do site Omelete, Marcelo Hessel, colocou em dúvida a capacidade da crítica na internet de alimentar discussões duradouras. Segundo ele, espectadores acabam criando grupos restritos dentro de sites e fóruns que muitas vezes geram mais debates do que o texto de um jornalista.

Ele também afirmou que a crítica brasileira possui um caráter imediatista e superficial. "Na internet, tudo se consome muito rápido. A crítica brasileira tem uma orientação de consumo muito forte, herdada dos Estados Unidos, que se baseia na distribuição de cotações positivas e negativas. Na verdade, ela precisa se distanciar do filme, pensar mais, contextualizar."

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Hessel classificou a crítica atual entre dois grupos: os impressionistas, que buscam relatar uma experiência pessoal com o filme, repleta de adjetivos e relatos individuais, e os legistas, que procuram dissecar grande parte dos aspectos técnicos e narrativos de um filme. "Esses dois caminhos não têm sido suficientes", disse.

Para a repórter da revista "Continente", Luciana Veras, a crítica não pode se ater apenas ao filme e deve construir pontes com outros temas, como o contexto social contemporâneo e a obra passada do diretor.

Segundo ela, o trabalho do crítico, em qualquer plataforma, é oferecer um determinado viés sobre uma obra, que deve ter uma boa base argumentativa, mas que também demonstre muito da vivência do profissional.

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"A pessoa deve colocar um pouco de tudo que leu e viu em sua trajetória nas críticas que escreve. Não é só o que a obra lhe provoca, mas também o que ela significa no contexto de hoje", afirmou.

Já a crítica independente Andrea Ormond reforçou a característica pluralista da internet. De acordo com ela, o acesso mais fácil aos filmes e a locais de debate fez com que nichos e núcleos específicos se formassem naturalmente, aproximando as pessoas do cinema sem a necessidade de um orientador.

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Ela também apontou para o fato de que críticos que começaram em blogs e sites sofreram um forte processo de deslegitimização de seu trabalho, mas que com o tempo assumiram posição de credibilidade próxima à de críticos consagrados de veículos impressos.

O crítico da Ilustrada Inácio Araújo falou sobre o excesso de informações disponíveis atualmente na internet. Segundo ele, se, por um lado, existe a possibilidade de ter à mão arquivos que antes não se tinha, por outro, há dificuldade para escolher entre tanta informação.

Araújo apontou também para o problema que há para se armazenar tanta informação. "Eu mesmo sou uma besta tecnológica. Salvei um livro que escrevi no meu notebook e em um drive externo. Em um certo dia acabei deixando os dois juntos, e ambos foram roubados", contou.

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O crítico, que mantém um blog sobre cinema, disse ainda que a internet traz a possibilidade de uma escrita mais informal, "como se estivesse falando com um amigo", diferente da solenidade de um artigo de jornal.

HATERS

Os participantes da mesa também comentaram o momento de polarização no país em relação à arte, no qual têm surgido casos de fechamento de exposições e censura de obras por suposto conteúdo inapropriado. Eles relataram ter sofrido também com a intolerância a respeito de suas opiniões sobre determinadas obras.

Inácio Araújo relembrou o caso de uma crítica negativa que escreveu falando de um documentário sobre o Corinthians. "Logo apareceram 15 mil comentários me detonando e falando 'não se mete com o Timão'".

Segundo Hessel, o problema da internet é ser um espaço no qual as pessoas se preocupam menos em debater e mais em ratificar a própria opinião. Para ele, o trabalho da crítica nesse contexto deveria ser alimentar nas pessoas a vontade de discutir.

Para Andrea, independentemente da postura agressiva de alguns leitores, é preciso que os críticos demonstrem amar o cinema e ter a vontade de que os filmes sejam bons. "Faz parte da crítica ser uma tomada de consciência, uma posição pessoal, é um fenômeno intrínseco à arte. Mas uma crítica persecutória não é crítica, é uma degeneração", afirmou.

Os debates do Fórum Mostra-Folha acontecem até sexta-feira (27), no Itaú Cultural (av. Paulista, 149), e têm entrada gratuita, sem necessidade de inscrições. Veja aqui a programação completa.

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