MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

ATUALIZADA - Ataque cibernético atinge Rússia, Ucrânia e Alemanha

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um ataque cibernético global atingiu desde terça-feira (24) redes de computadores da Rússia, da Ucrânia, da Alemanha e da Turquia, informou nesta quarta-feira (25) a companhia russa de segurança de sistemas Kaspersky. O agente

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2017, 20:55:00 Editado em 25.10.2017, 20:55:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um ataque cibernético global atingiu desde terça-feira (24) redes de computadores da Rússia, da Ucrânia, da Alemanha e da Turquia, informou nesta quarta-feira (25) a companhia russa de segurança de sistemas Kaspersky.

continua após publicidade

O agente usado foi um ransomware, programa malicioso que restringe o acesso ao sistema infectado e pede um resgate para que todas as funções sejam restabelecidas. Se o pagamento não ocorre, os dados são perdidos, e informações confidenciais podem ser publicadas.

"Em algumas empresas, o trabalho foi completamente paralisado", disse à agência de notícias russa Itar-Tass o chefe de segurança cibernética do Group-IB, Ilya Sachkov.

continua após publicidade

Segundo a Kaspersky, a Rússia foi o país mais afetado, com mais de 200 empresas sendo vítimas, incluindo meios de comunicação independentes, como a agência de notícias Interfax e o site Fontanka.ru. "O malware se espalha por uma série de sites contaminados da mídia russa", afirmou o Kaspersky Lab.

As autoridades ucranianas afirmam que foram infectados os sistemas que controlam o aeroporto de Odessa, no sul do país, e as linhas de metrô da capital, Kiev.

Não foram divulgados, porém, os nomes das companhias turcas e alemãs, que, segundo a empresa de segurança, foram atingidas "em escala sensivelmente menor".

continua após publicidade

O novo ransomware foi chamado de BadRabbit (coelho mau) e pede, como resgate inicial, 0,05 unidades da moeda virtual Bitcoin (US$ 300, ou R$ 970), mas o preço sobe à medida que o tempo passa e o valor não é pago pelas empresas afetadas.

O método de ataque cibernético é similar ao de dois outros programas maliciosos que invadiram redes em todo o mundo --o WannaCry, em maio passado, e, no mês seguinte, o Petya.

Em ambos os casos, eles se aproveitaram de uma vulnerabilidade no Microsoft Windows, corrigida em uma atualização em março, mas que não foi feita por todos os administradores de sistemas.

continua após publicidade

O ataque do WannaCry afetou mais de 300 mil pessoas, instituições e empresas em mais de 150 países, entre eles o Serviço Nacional de Saúde britânico e a empresa Telefónica, incluindo a Vivo, sua subsidiária brasileira.

No Brasil, os sistemas mais atingidos foram de órgãos e empresas públicas. Os funcionários da Petrobras tiveram que reiniciar seus computadores, e o atendimento das agências do INSS foi interrompido por quatro horas.

O programa malicioso também infectou um sistema auxiliar do Ministério das Relações Exteriores e redes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de São Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Ataque cibernético atinge Rússia, Ucrânia e Alemanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!