Mais lidas
Cotidiano

Saiba quem são os principais líderes do Partido Comunista chinês

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) -Os principais líderes do Partido Comunista chinês foram confirmados no congresso realizado a cada cinco anos e concluído nesta quarta (25).

O presidente Xi Jinping seguirá no cargo por mais cinco anos e foram definidos os membros do Comitê Permanente, o órgão mais alto do partido.

O primeiro-ministro Li Keqiang continuará no segundo posto mais alto da burocracia, enquanto os cinco outros membros são novatos no grupo, substituindo membros que se aposentaram seguindo a tradição.

Veja abaixo os perfis de todos os integrantes do comitê:

XI JINPING, 64 À frente do partido desde 2012, é presidente desde 2013. Filho de um dos revolucionários da época de Mao, que foi para um campo de trabalhos forçados durante a Revolução Cultural, Xi desertou, foi preso e enviado para cavar poços no interior nos anos 70. Estudou engenharia química na Universidade Tsinghua e fez sua carreira administrando províncias ricas do leste da China.

LI KEQIANG, 62

Primeiro-ministro desde 2013, Li foi descartado como candidato à liderança do partido por sua proximidade ao ex-presidente Hu Jintao, mas sua manutenção no comitê indica que o partido aprova suas habilidades de administrador. Nascido em uma família de membros do partido sem destaque, estudou direito na Universidade de Beijing e foi apontado governador em 1998, o mais novo a ter o cargo, aos 43 anos. Tido como afável, Li, que fala inglês, é visto com frequência recebendo visitantes estrangeiros.

LI ZHANSHU, 67

Diretor do Escritório Geral do partido, Li é na prática chefe de gabinete de Xi. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez no início de suas carreiras, quando administravam duas províncias rurais vizinhas. Ele tem influência em questões de relações exteriores e foi enviado por Xi para conversas com o presidente russo Vladimir Putin em 2015. Li deve passar a presidir o Congresso Nacional do Povo, o parlamento chinês.

WANG YANG, 62

O vice-primeiro-ministro Wang é o principal responsável por negociar questões de comércio exterior com os EUA. Ele, que já foi líder em Guangdong, a província mais rica da China, é visto como apoiador de reformas econômicas que promovam o setor privado e transformem a China de uma economia industrial a uma economia baseada em consumo e inovação. Ele também é visto como aliado do ex-presidente Hu Jintao.

WANG HUNING, 62

Visto como o intelectual por trás do governo de Xi, Wang é diretor do Escritório Central de Pesquisa em Políticas desde 2002. Autor de livros e campeão de debate quando era estudante universitário, ele é considerado um defensor do poder centralizado e do governo autoritário. Wang é próximo de Xi e quase sempre acompanha o presidente em eventos importantes ao lado de Li Zhanshu e do assessor de política externa Yang Jiechi.

ZHAO LEJI, 60

Chefe do Departamento Central de Organização desde 2012, Zhao é visto como parte da "gangue de Shaanxi", grupo de aliados de Xi que têm laços familiares nessa província. O pai de Zhao também era membro do partido e há rumores de que os pais de Xi e Zhao eram amigos. Por sua idade, ele pode ficar no comitê por dez anos e ajudar a estender a influência de Xi para além de 2022.

HAN ZHENG, 63

Economista, Han trabalhou na indústria química e em uma fábrica de sapatos no início da carreira. Fez sua carreira em Xangai, onde se tornou prefeito em 2003, o mais novo a ter o cargo, aos 48 anos. Durante seu governo, Xangai promoveu a World Expo em 2010, mostrando o poderio da China. É visto como amigável aos negócios. Deve ter o cargo de vice-primeiro-ministro executivo, responsável por questões de ciência, tecnologia e economia.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber