MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Outro Lado do Paraíso' tem belas imagens e tramas antiquadas

SÓ PODE SER PUBLICADO NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA TONY GOES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Walcyr Carrasco é o mais prolífico autor de novelas da Globo, e o único que já emplacou sucessos em todos os horários. Coube a ele a tarefa de substituir "A Força do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2017, 08:15:00 Editado em 24.10.2017, 08:15:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER PUBLICADO NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA

continua após publicidade

TONY GOES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Walcyr Carrasco é o mais prolífico autor de novelas da Globo, e o único que já emplacou sucessos em todos os horários. Coube a ele a tarefa de substituir "A Força do Querer", encerrada na sexta passada (20).

continua após publicidade

A obra de Glória Perez não chegou a ser uma revolução no gênero, mas trouxe assuntos contemporâneos para a faixa das 21 horas. Falou em transexualidade, vício em jogo e narcotráfico, sem deixar de ser um folhetim desvairado.

Já "O Outro Lado do Paraíso", pelo menos em seu primeiro capítulo, seguiu por um caminho mais tradicional. Quase todo o primeiro bloco foi usado para apresentar os vértices do triângulo amoroso central: a bondosa professora Clara (Bianca Bin), que dá aulas em um quilombo, e seus dois pretendentes, o médico altruísta Renato (Rafael Cardoso) e o playboy enfezado Gael (Sérgio Guizé). Um clichê e tanto, resplandecendo ao sol do Tocantins.

No segundo bloco, foi introduzida uma subtrama que parece saída diretamente de uma radionovela cubana da década de 1950: o magnata Natanael (Juca de Oliveira) quer separar seu filho Henrique (Emilio de Mello) da esposa Beth (Glória Pires), por ela não estar "à altura" dele. Não importa que o casal já esteja na meia-idade, e junto há pelo menos dez anos.

continua após publicidade

Só no terceiro bloco surgiu Sophia (Marieta Severo), a grande vilã, mãe de Gael e futura inimiga de Clara. Segundo a sinopse divulgada pela emissora, ela não hesitará em mandar internar a nora, que também não estaria "à altura" de seu filho.

Sophia também manifestou cobiça pelas esmeraldas descobertas no humilde sítio onde vivem Clara e seu avô Josafá (Lima Duarte). Foi por causa delas que morreu o pai, Jonas (Eucir de Souza), em uma sequência eletrizante que culminou em uma explosão dentro de uma mina, logo após os créditos de abertura.

Nenhum dos personagens demonstrou grande complexidade. Quem é bom parece ser apenas bom, e quem é mau, apenas mau. Neste ponto, Carrasco vai contra a tendência em vigor entre os autores mais jovens da Globo, que vêm criando tipos cada vez mais ambíguos e interessantes.

continua após publicidade

Cabe ressaltar, no entanto, o tratamento moderno que o diretor-geral Mauro Mendonça Filho está dando a este novelão à moda antiga, com ótimo aproveitamento das paisagens do Jalapão (TO) e inusitados ângulos de câmera.

Mas o visual arrojado não esconde o que "O Outro Lado de Paraíso" de fato é: uma versão atual do mais manjado enredo novelesco, a mocinha injustiçada que volta para se vingar. É provável que dê muita audiência, embora não inove em absolutamente nada.

Primeiro episódio de "O Outro Lado do Paraíso" (regular)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Outro Lado do Paraíso' tem belas imagens e tramas antiquadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!