Mais lidas
Geral

Stephen Hawking libera acesso livre à sua tese de doutorado em Cambridge

.

Stephen Hawking espera que leitores não se decepcionem com sua tese de doutorado Foto: Paul Jenkins / National Geographic Channels
Stephen Hawking espera que leitores não se decepcionem com sua tese de doutorado Foto: Paul Jenkins / National Geographic Channels

 A Universidade de Cambridge acaba de liberar o acesso on-line à tese de doutorado do astrofísico Stephen Hawking, considerado um dos maiores gênios da atualidade. O estudo “Propriedades dos universos em expansão”, publicado em 1966, é um dos documentos mais requisitados à universidade e, a partir desta segunda-feira, ele está disponível na íntegra a qualquer pessoa com acesso à internet.

— Ao tornar minha tese de PhD em acesso aberto, eu espero inspirar pessoas ao redor do mundo a olhar para a estrelas e não para os seus pés, para se perguntarem sobre o nosso lugar no Universo e tentarem encontrar sentido no cosmos — disse Hawking. — Qualquer pessoa, em qualquer lugar no mundo deve ter acesso livre e sem barreiras não apenas a minha pesquisa, mas às pesquisas de todas as grandes e questionadoras mentes no espectro da compreensão humana.

Em comunicado, a Universidade de Cambridge ressalta que a partir de agora todos poderão “fazer o download livre e ler esta pesquisa histórica e admirável do então pouco conhecido pós-graduando de 24 anos”. Arthur Smith, vice-diretor de Comunicação Acadêmica de Cambridge, destacou que o acesso aberto permite novas pesquisas por “eliminar as barreiras entre as pessoas e o conhecimento”.

— As teses de doutorado contêm uma vasta quantidade de informações inexploradas e exclusivas que estão esperando para serem usadas, mas muitas vezes estão trancadas fora de vista e escrutínio — comentou Smith. — A partir de outubro de 2017 todos os estudantes de doutorado graduados na Universidade de Cambridge terão que depositar uma cópia eletrônica dos seus trabalhos para preservação futura. E como o professor Hawking, esperamos que muitos estudantes aproveiterão a oportunidade para distribuir livremente os seus trabalhos.

A expectativa da universidade é que a permissão dada por Hawking também inspire outros grandes cientistas que passaram pelos bancos universitários de Cambridge — incluindo 98 vencedores do Prêmio Nobel — a abrirem suas teses e dissertações ao público.

— Cada geração se sustenta nos ombros daqueles que foram antes dela, assim como eu fiz como um jovem estudante de PhD em Cambridge, inspirado pelo trabalho de Isaac Newton, James Clerk Maxwell e Albert Einstein — afirmou Hawking. — É maravilhoso ouvir que muitas pessoas já demonstraram interesse em fazer o download da minha tese. Espero que não fiquem decepcionadas agora que têm acesso a ela.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber