Mais lidas
Cotidiano

ATUALIZADA - Ex-líderes dos EUA levantam fundos a vítimas de furacões

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cinco ex-presidentes dos Estados Unidos apareceram juntos pela primeira vez desde 2013 em um show neste sábado (21) para arrecadar dinheiro para vítimas de furacões devastadores no Texas, Flórida, Louisiana, Porto Rico e nas ilhas Virgens.

Os democratas Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter e os republicanos George H. W. Bush e George W. Bush reuniram-se na College Station, no Texas, afetado em agosto pelo furacão Harvey.

A cidade abriga a sede da Universidade do Texas, onde fica a biblioteca presidencial de Bush pai. Acometido pelo mal de Parkinson, George Bush apareceu em uma cadeira de rodas no evento.

A cantora Lady Gaga fez uma aparição surpresa no show que também contou com a banda de música country Alabama, o Soul Man 'Sam Moore, do Rock & Roll Hall of Famer, a lenda do evangelho Yolanda Adams e os músicos do Texas Lyle Lovett e Robert Earl Keen.

O apelo feito pelos ex-presidentes levou à arrecadação de US$ 31 milhões desde que começou em 7 de setembro, informou Jim McGrath, porta-voz de George Bush.

O presidente Donald Trump apareceu em um vídeo e evitou críticas aos ex-presidentes e os chamou de "alguns dos melhores servidores públicos da América".

"A dolorosa devastação causada pelos furacões Harvey, Irma, Maria e Nate, junto com os terríveis incêndios na Califórnia, impactaram milhões de nossos compatriotas", disse. "Como nação, estamos de luto por aqueles que morreram e rezamos por aqueles que perderam suas casas e fontes de renda".

Quatro dos cinco ex-presidentes -Obama, George W. Bush, Carter e Clinton- fizeram breves comentários que não mencionavam Trump. Eles apelaram à unidade nacional para ajudar as pessoas atingidas pelos furacões.

"O coração da América, sem consideração a raça, religião ou partido político, é maior do que nossos problemas", afirmou Clinton.

"As pessoas estão sofrendo, mas, como um texano disse, temos mais amor do que água aqui", disse Bush filho.

A última vez que os cinco estiveram juntos foi em 2013, quando Obama ainda estava no cargo, na dedicação da biblioteca presidencial de George W. Bush, em Dallas.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber