MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Projetista de barragem passa de investigado a testemunha-chave

CAROLINA LINHARES, JOSÉ MARQUES E AVENER PRADO, ENVIADOS ESPECIAIS MARIANA, MG (FOLHAPRESS) - De investigado, o projetista da barragem de Fundão, o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila, passou a ser a testemunha-chave do processo contra a Samarco. Ávila fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2017, 09:00:00 Editado em 22.10.2017, 09:00:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAROLINA LINHARES, JOSÉ MARQUES E AVENER PRADO, ENVIADOS ESPECIAIS

continua após publicidade

MARIANA, MG (FOLHAPRESS) - De investigado, o projetista da barragem de Fundão, o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila, passou a ser a testemunha-chave do processo contra a Samarco. Ávila foi o principal fornecedor de informações sobre as operações da barragem para as autoridades durante as investigações. Ele não foi indiciado ou denunciado.

O entendimento é que Ávila não participou ativamente da operação e que suas recomendações não foram seguidas pela mineradora.

continua após publicidade

Agora, a Procuradoria pede que ele seja ouvido antes das outras pessoas do processo. Alega que ele está com 70 anos e tem sobrepeso e problemas de saúde. O engenheiro, no entanto, tem vida profissional ativa.

Nos autos, o advogado de três executivos da Samarco acusados de homicídio sugere que ele deveria ter sido incluído no processo. Procurado, Ávila diz por e-mail que "conforme orientação médica não é aconselhável que trate do assunto Samarco que foi causa de grande stress" e que desenvolve as atividades "seletivamente e com assistência médica constante".

A Procuradoria diz que "a lei possibilita que se produza prova antecipada com testemunha idosa, por mais que seja ativa".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Projetista de barragem passa de investigado a testemunha-chave"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!