MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Detentos revitalizam colégio estadual de Piraquara

O Colégio Estadual Romário Martins, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, está revitalizado. O Programa Mãos Amigas finalizou a pintura dos muros, da fachada, das salas de aula e das paredes externas e internas da escola, além de reparos nos for

Da Redação

·
Colégio Estadual Romário Martins, em Piraquara, que foi pintado pelos presos (AEN)
Icone Camera Foto por Reprodução
Colégio Estadual Romário Martins, em Piraquara, que foi pintado pelos presos (AEN)
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2017, 09:16:00 Editado em 21.10.2017, 09:20:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Colégio Estadual Romário Martins, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, está revitalizado. O Programa Mãos Amigas finalizou a pintura dos muros, da fachada, das salas de aula e das paredes externas e internas da escola, além de reparos nos forros e novas instalações elétricas. Tudo para beneficiar cerca de 1,5 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.

continua após publicidade

“A comunidade está muito satisfeita, muito feliz por ter a escola revitalizada. Hoje o colégio localizado no centro do município tornou-se uma referência na parte estrutural”, destacou a diretora da escola, Claudiovane Parralego.

As melhorias trazem um novo incentivo aos estudantes. “De todas as iniciativas do Governo do Estado, essa, o Mãos Amigas, é a minha favorita. Ajuda o preso, ajuda a escola e, principalmente, o aluno”, disse o presidente do Grêmio Estudantil, Gabriel Cardoso.

continua após publicidade

O resultado final também agradou a comunidade escolar. “A qualidade do trabalho é muito boa. Quando um aluno chega à escola e vê que a manutenção dela está em dia, faz um bem. Para o estudante um local adequado faz a diferença”, comentou a mãe Marta Silveira.

A iniciativa contribui para o processo de ressocialização e redução da pena do detento em regime semiaberto do Sistema Penitenciário Estadual. “O programa é interessante pela capacitação profissional que eu recebo. Sou eletricista e com ele eu me atualizo sobre novos equipamentos e aprendo outras atividades profissionais”, disse André Paulo.

Ele acrescenta que o trabalha executado pelo detentos é uma oportunidade para ressocialização, além de ajudar na melhoria e conservação das escolas estaduais. “A escola nos recebeu de braços abertos. Quando eu voltar ao convívio em sociedade terei condições de me manter e estarei atualizado”, concluiu André.

continua após publicidade

PROGRAMA - No projeto Mãos Amigas presos do regime semiaberto da Colônia Penal Agroindustrial fazem obras de melhorias em escolas estaduais e outros órgãos do Governo do Estado. Eles executam trabalhos de pintura, jardinagem, limpeza e pequenos reparos.

Os detentos recebem, mensalmente, a remuneração correspondente a três quartos do salário mínimo vigente. Parte do valor pago ao preso – cerca de 20% – fica retida todo mês em uma poupança para que ele possa retirar a quantia quando sair em liberdade definitiva. Os 80% restantes podem ser resgatados durante o cumprimento de pena pela família do detento, caso ele escolha essa opção.Além do trabalho remunerado, outra bonificação para os presos que atuam no projeto é a redução da pena. A cada três dias de trabalho, um é descontado da pena total a cumprir.

O programa Mãos foi criado em 2012 em uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Detentos revitalizam colégio estadual de Piraquara"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!