Cotidiano

Geólogos descobrem origem da erupção que sepultou cidades inteiras; veja vídeo 

Da Redação ·
Geólogos revelaram origem da erupção que sepultou cidades inteiras - Foto: Pixabay
Geólogos revelaram origem da erupção que sepultou cidades inteiras - Foto: Pixabay

Uma pesquisa geológica recente aponta a causa dos violentos fluxos de lava na Terra e o motivo de ainda estarem ativos.

continua após publicidade

Em 29 de maio de 2006, na ilha indonésia de Java ocorreu um fenômeno natural tanto estranho como destrutivo: uma erupção incomum de lava emergiu violentamente, sepultando cidades inteiras e obrigando outras a serem evacuadas, mas na ocasião ninguém entendia o porquê de estar acontecendo algo do tipo.

Os cientistas batizaram o fenômeno de Lusi, enquanto a mídia o chamou da "Pompeia de Java". Onze anos mais tarde, a lava segue fluindo e os geólogos conseguiram determinar a origem da erupção.

continua após publicidade

Para a realização da uma pesquisa, publicada no Journal of Geophysical Research: Solid Earth, edição da União Geofísica Americana, foi empregada uma técnica geofísica avançada para elaborar um modelo tridimensional do interior da terra na zona onde aconteceu a erupção Lusi.

"Utilizamos 10 meses de correlações cruzadas de ruído sísmico ambiental de 30 estações sísmicas temporais para obter um modelo 3D de anomalias da velocidade de onda de corte debaixo do Lusi", detalharam os pesquisadores.

Conexão
As imagens obtidas através do método complexo mostram que o fornecedor de lava ao Lusi está conectado com as camadas de magma do complexo vulcânico Arjuno-Welirang, através de um sistema de falhas, situado a 6 km abaixo da superfície.

continua após publicidade

Grandes profundezas
Os vulcões podem se conectar em grandes profundezas e os cientistas suspeitavam que Lusi e o complexo vulcânico Arjuno-Welirang estariam vinculados de alguma maneira, pois as investigações anteriores indicaram que alguns gases expelidos normalmente pelo Lusi se encontram também no magma. Entretanto, nenhum cientista tinha demonstrado efetivamente antes que Lusi estava fisicamente conectado com Arjuno-Welirang.

Fonte: Journal of Geophysical Research: Solid Earth