MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Tempestade' é divertido e inova no gênero filme-catástrofe

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA THALES DE MENEZES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de uma onda de muito sucesso nos anos 1970, com "O Destino de Poseidon" (este lançado no final de 1969), a franquia "Aeroporto" (quatro filmes entre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2017, 12:15:00 Editado em 19.10.2017, 12:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA

continua após publicidade

THALES DE MENEZES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de uma onda de muito sucesso nos anos 1970, com "O Destino de Poseidon" (este lançado no final de 1969), a franquia "Aeroporto" (quatro filmes entre 1970 e 1979), "Terremoto" e "Inferno na Torre" (ambos de 1974), até hoje os chamados filmes-catástrofe ressurgem de vez em quando. Agora aparece "Tempestade: Planeta em Fúria", que consegue ser divertido e ainda inovar um pouco esse subgênero cinematográfico.

continua após publicidade

Não trata de um desastre natural específico, como um terremoto ou um tsunami. Um conjunto de catástrofes assola o mundo, incluindo tremores, congelamento, inundações, superaquecimento, chuva monstruosa de granizo e outras desgraças. O que aproxima o filme de "2012", superprodução sobre o fim do mundo, que também era um catálogo de destruições.

Mas "Tempestade - Planeta em Fúria" faz alguma diferença ao introduzir uma trama de filme de espionagem.

Fruto do trabalho conjunto de 17 países, uma estação especial passa a comandar o clima na Terra utilizando uma rede monumental de satélites. Durante três anos, a invenção funciona perfeitamente, mas um belo dia coisas malucas pelo planeta começam a matar. Exemplos? Paris fica totalmente inundada e a praia de Copacabana é transformada em uma geleira. E, como sempre em Hollywood, a representação do Rio de Janeiro lembra muito mais Porto Rico do que qualquer cidade brasileira.

continua após publicidade

Para consertar o possível defeito na estação, o governo americano, líder do projeto, chama de volta o gênio científico Jake Lawson, papel do ator escocês Gerard Butler (de "300"). Criador da estação e seus equipamentos, Lawson foi demitido logo após o lançamento dos satélites por se recusar a obedecer ordens do Senado americano.

Seu irmão mais novo, Max (o inglês Jim Sturgess), ocupou seu lugar. E é justamente o caçula, odiado por Jake, que precisa convencer o irmão a ajudar nessa emergência. Rusgas familiares postas de lado, o cientista volta à estação espacial para comandar a atual equipe de controladores e descobrir o defeito. E ele acaba encontrando vestígios claros de sabotagem. Logo em seguida, alguém tenta matá-lo.

Na Terra, Max também segue pistas de uma sabotagem no projeto, e desperta a ira de poderosos. Seu único apoio é a namorada, que o roteiro gentilmente escala como segurança pessoal do presidente americano (Andy Garcia, coadjuvante de luxo), e uma colega hacker.

continua após publicidade

A partir daí, apesar das interpretações rasteiras e um roteiro cheio de coincidência pouco críveis, o filme ganha algum brilho. Os irmãos estão envolvidos nesse enredo de espionagem, como numa aventura de James Bond, enquanto o mundo se despedaça, matando gente à beça.

O filme é dirigido pelo também produtor e ator Dean Devlin, coadjuvante de longa carreira que tem experiência em filmes de destruição em massa. Ele produziu "Independence Day" (1996) e sua sequência "Independence Day: O Ressurgimento" (2016). A equipe técnica é praticamente a mesma desses filmes, o que rende cenas catastróficas espetaculares.

continua após publicidade

Mas isso é o mínimo que se pode esperar com a tecnologia atual. "Tempestade: Planeta em Fúria" seria bem melhor com um roteiro caprichado e um ator mais "heroico" do que o sonolento Gerard Butler.

TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA (bom)

(Geostorm)

continua após publicidade

DIREÇÃO Dean Devlin

ELENCO Gerard Butler, Jim Sturgees, Ed Harris, Andy Garcia

PRODUÇÃO EUA, 2017

QUANDO estreia nesta quinta (19)

AVALIAÇÃO bom

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Tempestade' é divertido e inova no gênero filme-catástrofe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!