MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Remake 'Além da Morte' repete fracasso de cult dos anos 1990

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA SÉRGIO ALPENDRE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Além da Morte", de Niels Arden Oplev, é a recente refilmagem de "Linha Mortal" (1990), o discutível cult de Joel Schumacher. Com isso atingimos o fundo do po

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2017, 12:10:00 Editado em 19.10.2017, 12:10:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA

continua após publicidade

SÉRGIO ALPENDRE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Além da Morte", de Niels Arden Oplev, é a recente refilmagem de "Linha Mortal" (1990), o discutível cult de Joel Schumacher. Com isso atingimos o fundo do poço em matéria de remakes.

continua após publicidade

Porque uma coisa é refazer "Blade Runner", uma cultuada ficção científica que nos deu uma ideia de futuro ultrapassada, para não dizer cafona (a despeito do relativo fracasso de crítica e público do novo "Blade Runner", e do charme que um visual ultrapassado representa hoje em dia).

Outra coisa é apostar no que antes já havia dado errado. A mudança do título no Brasil (no original, ambos são intitulados "Flatliners") talvez seja uma estratégia para diferenciar um filme do outro.

Por outro lado, não é difícil fazer melhor que Schumacher, diretor que tende a um exibicionismo estéril. Nesse sentido, é forçoso admitir que Oplev, ao fazer o simples feijão com arroz, extraiu mais do material que tinha em mãos.

continua após publicidade

"Linha Mortal" tinha o único mérito de flagrar astros em ascensão (Julia Roberts, Kiefer Sutherland, Kevin Bacon, embora perdidos em uma trama mal estruturada e sem sentido), coisa que filmes anteriores de Schumacher, como "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas" (1985) e "Garotos Perdidos" (1987) já haviam feito com resultados mais aceitáveis.

Este novo "Além da Morte" recupera Ellen Page e Diego Luna, que nunca foram astros, mas estiveram perto de um lugar ao sol, e os junta aos carismáticos Nina Dobrev, James Norton e Kiersey Clemons, todos ainda aspirantes a um grande papel. Três mulheres e dois homens (no original era Julia Roberts e quatro marmanjos).

São estudantes avançados de medicina que resolvem desafiar a morte para descobrir o que há do outro lado. A experiência, de início, é bem sucedida, mas traz algo do passado que começa a atormentá-los, com consequências drásticas.

continua após publicidade

Essas consequências serão mais graves que as do filme anterior, o que indica que este novo longa procura se inserir na nova onda de terror que assolou Hollywood nesta década. De fato, Oplev se apropria de alguns clichês do horror para fazer avançar uma trama que está sempre sujeita a não ser levada a sério.

Alguns pontos a favor de seu longa: tirando Luna e Page, que não comprometem, mas parecem incapazes de sair da redoma indie-fofinhos em que se meteram, o elenco tem charme, principalmente Dobrev e Clemons, que são mais exigidas dramaticamente.

continua após publicidade

Um outro ponto favorável é a segurança da direção nas mudanças de registro, do drama ao terror e de volta ao drama. Niels Arden Oplev não ousa, faz o básico e confia em seu elenco para as mudanças de clima. Isso faz com que sua versão seja mais palatável, mesmo que não seja memorável.

ALÉM DA MORTE (regular)

(Flatliners)

continua após publicidade

DIREÇÃO Niels Arden Oplev

ELENCO Ellen Page, Diego Luna e Nina Dobrev

PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos

QUANDO estreia nesta quinta (19)

AVALIAÇÃO regular

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Remake 'Além da Morte' repete fracasso de cult dos anos 1990"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!