MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

ATUALIZADA - Líder chinês defende reformas econômicas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A China vai aprofundar as reformas econômicas e financeiras e ampliar a abertura para a participação de investidores estrangeiros, sem deixar de investir em empresas estatais, disse o presidente Xi Jinping nesta quarta-feira (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.10.2017, 21:20:00 Editado em 18.10.2017, 21:20:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A China vai aprofundar as reformas econômicas e financeiras e ampliar a abertura para a participação de investidores estrangeiros, sem deixar de investir em empresas estatais, disse o presidente Xi Jinping nesta quarta-feira (18).

continua após publicidade

Em seu discurso na abertura no Congresso Nacional do Partido Comunista, ele prometeu construir um "país de sociedade moderna" mais aberto para o mundo.

Xi deixou claro que não existem planos de reforma política, mas disse que o desenvolvimento chinês entrou em uma "nova era", frase que usou 36 vezes durante o discurso de quase três horas e meia.

continua após publicidade

"Com décadas de trabalho duro, o socialismo com características chinesas cruzou a fronteira para uma nova era", afirmou. Ele defendeu que o crescimento do país precisa ser mais sustentável.

Para isso, o presidente anunciou que o governo vai ampliar o acesso a seu setor de serviços e irá aprofundar uma reforma da taxa de câmbio e do sistema financeiro.

Com isso, Xi quer permitir que o mercado tenha mais liberdade para decidir em quais setores vai investir no país.

continua após publicidade

"As portas da China não serão fechadas, elas serão ainda mais abertas", disse ele, durante o pronunciamento feito no Grande Salão do Povo, na capital, Pequim.

Segundo Xi, o governo também vai "retirar regras e práticas que impedem um mercado único e uma concorrência leal, vai dar suporte ao desenvolvimento de empresas privadas e estimular a vitalidade de todos os tipos de entidades do mercado".

Apesar disso, Xi defendeu a importância das empresas estatais e prometeu investir para aumentar sua eficiência.

continua após publicidade

Durante o primeiro mandato de Xi como presidente —entre 2013 e 2017—, a China decepcionou muitos dos que esperavam que a nação adotasse reformas mais favoráveis ao mercado, especialmente em seu setor estatal, onerado por dívidas.

"Se Xi conseguir o mandato político que se espera do congresso, minha esperança é que as reformas do setor estatal realmente sejam feitas", disse Damien Ma, membro e diretor-associado do Instituto Paulson, no Reuters Global Markets Forum.

continua após publicidade

PODER

Além da economia, Xi também adotou um tom nacionalista em sua fala. Ele disse que o partido deve ser a primeira linha de combate na segurança do país e deve servir como guia moral.

O congresso do Partido Comunista ocorre a cada cinco anos e dura uma semana.

Durante o encontro, a sigla vai escolher os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, que governará uma população de 1,4 bilhão de pessoas pelo próximo quinquênio —Xi e o primeiro-ministro, Li Keqiang, devem permanecer no órgão.

Assim, o congresso representa uma oportunidade para o presidente consolidar seu controle. Visto como o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung, Xi pode se manter no poder para além de 2022, quando o próximo congresso acontece.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Líder chinês defende reformas econômicas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!