Mais lidas
Cotidiano

Maioria vota pela separação de RS, SC e PR do Brasil

.

Urna do Plebisul foi instalada na Praça Rui Barbosa, em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Urna do Plebisul foi instalada na Praça Rui Barbosa, em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo

A maioria dos participantes do Plebisul, – plebiscito informal sobre a criação de um novo país com a separação Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do Brasil – votou favoravelmente ao projeto separatista. A votação ocorreu no último sábado, das 8h às 17h, e quase 330 mil votantes optaram pela separação e pouco mais de 13 mil foram contrários à proposta. 

O número de votantes foi inferior a 2% do total de eleitores registrados nos três estados. Juntos, RS, SC e PR têm  21.284.501 eleitores, conforme as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de votos ficou abaixo do esperado pela organização do movimento “O Sul é meu país“. 

Tal número de participantes, porém, seria o suficiente para que o grupo apresente um projeto de lei de iniciativa popular às assembleias dos três estados para que um plebiscito formal seja convocado em 2018, simultaneamente às eleições, de acordo com Celso Deucher, um dos fundadores do grupo.  “A gente tem um novo desafio, uma peleia muito grande pela frente: teremos que convencer a maioria dos deputados para que aprovem o projeto”, afirmou a Deucher, morador de Lages, em Santa Catarina.

Em relação ao número de participantes da votação, que em 2016 foi praticamente o dobro, Deucher entende que as fortes chuvas e temporais que atingiram o Sul no final de semana somados a 35% de urnas que não foram abertas podem ter prejudicado o envolvimento dos “sulistas”. Para o líder separatista, as filas que se formaram para assinatura do projeto também causaram desistências na participação.

Paraná teve o menor número de participantes 
Dados apresentados pelo movimento indicam que a menor participação popular na consulta aconteceu no Paraná: até o momento foram contabilizados 77.603 votos, sendo que 73.006 (94,08%) são favoráveis à separação e 4.597 (5,92%) são contra.

Chuva atrapalhou em Apucarana e região
A chuva atrapalhou o Plebisul. Em Apucarana (norte do Paraná), uma urna foi instalada na Praça Rui Barbosa. Por conta do mau tempo, poucas pessoas apareceram para votar. Já em Faxinal, 540 votaram sim e 8 votaram pelo não.

RS E SC
No Rio Grande do Sul, mais de 164 mil pessoas foram até as urnas instaladas pelo movimento; em Santa Catarina, cerca de 97 mil. A consulta popular não tem valor de plebiscito.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber