MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Maioria vota pela separação de RS, SC e PR do Brasil

A maioria dos participantes do Plebisul, – plebiscito informal sobre a criação de um novo país com a separação Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do Brasil – votou favoravelmente ao projeto separatista. A votação ocorreu no último sábado, das 8h à

Da Redação

·
Urna do Plebisul foi instalada na Praça Rui Barbosa, em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Urna do Plebisul foi instalada na Praça Rui Barbosa, em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.10.2017, 09:10:00 Editado em 09.10.2017, 10:24:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A maioria dos participantes do Plebisul, – plebiscito informal sobre a criação de um novo país com a separação Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do Brasil – votou favoravelmente ao projeto separatista. A votação ocorreu no último sábado, das 8h às 17h, e quase 330 mil votantes optaram pela separação e pouco mais de 13 mil foram contrários à proposta. 

continua após publicidade

O número de votantes foi inferior a 2% do total de eleitores registrados nos três estados. Juntos, RS, SC e PR têm  21.284.501 eleitores, conforme as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de votos ficou abaixo do esperado pela organização do movimento “O Sul é meu país“. 

Tal número de participantes, porém, seria o suficiente para que o grupo apresente um projeto de lei de iniciativa popular às assembleias dos três estados para que um plebiscito formal seja convocado em 2018, simultaneamente às eleições, de acordo com Celso Deucher, um dos fundadores do grupo.  “A gente tem um novo desafio, uma peleia muito grande pela frente: teremos que convencer a maioria dos deputados para que aprovem o projeto”, afirmou a Deucher, morador de Lages, em Santa Catarina.

continua após publicidade

Em relação ao número de participantes da votação, que em 2016 foi praticamente o dobro, Deucher entende que as fortes chuvas e temporais que atingiram o Sul no final de semana somados a 35% de urnas que não foram abertas podem ter prejudicado o envolvimento dos “sulistas”. Para o líder separatista, as filas que se formaram para assinatura do projeto também causaram desistências na participação.

Paraná teve o menor número de participantes 
Dados apresentados pelo movimento indicam que a menor participação popular na consulta aconteceu no Paraná: até o momento foram contabilizados 77.603 votos, sendo que 73.006 (94,08%) são favoráveis à separação e 4.597 (5,92%) são contra.

Chuva atrapalhou em Apucarana e região
A chuva atrapalhou o Plebisul. Em Apucarana (norte do Paraná), uma urna foi instalada na Praça Rui Barbosa. Por conta do mau tempo, poucas pessoas apareceram para votar. Já em Faxinal, 540 votaram sim e 8 votaram pelo não.

RS E SC
No Rio Grande do Sul, mais de 164 mil pessoas foram até as urnas instaladas pelo movimento; em Santa Catarina, cerca de 97 mil. A consulta popular não tem valor de plebiscito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Maioria vota pela separação de RS, SC e PR do Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!