MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Conselho vai aprimorar políticas públicas para a juventude

O governador Beto Richa empossou nesta segunda-feira (2), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os novos membros do Conselho Estadual da Juventude. O órgão, que estava inativo desde 1988 e foi reativado em maio deste ano, por ato do governador, é composto por 2

Da Redação

·
Conselho vai aprimorar políticas públicas para a juventude
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.10.2017, 13:23:00 Editado em 03.10.2017, 16:09:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Beto Richa empossou nesta segunda-feira (2), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os novos membros do Conselho Estadual da Juventude. O órgão, que estava inativo desde 1988 e foi reativado em maio deste ano, por ato do governador, é composto por 25 conselheiros titulares e cinco suplentes de todas as regiões do Estado.

continua após publicidade

Eles foram escolhidos por eleição popular em setembro e representam o poder público e a sociedade civil. São conselheiros representantes de todas as regiões do Estado e de diversos segmentos, como juventude urbana e rural, entidades esportivas, de representação da mulher, do jovem negro, partidos políticos.

A formação do Conselho, afirmou Richa, retrata o diálogo do Governo Estadual com todos os setores da sociedade. “Todas as regiões e segmentos estão representados no Conselho da Juventude. Seus conselheiros foram eleitos de forma democrática e transparente”, disse. “Deste órgão sairão ideias e propostas que ajudarão a desenvolver melhores políticas públicas para os jovens paranaenses, para garantir-lhes uma vida e um futuro melhor”, afirmou.

continua após publicidade

O governador também destacou os projetos já desenvolvido pelo Governo do Estado, como o Território da Juventude (espaços de convivência e referência para a população jovem e suas famílias), Geração Atitude (de apoio à formação cidadã de estudantes paranaenses), e a Rede Jovem (busca a emancipação e proteção de jovens de 15 a 29 anos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social no Paraná).
 
O governador também ressaltou a política do governo estadual para garantir o primeiro emprego. Todas as empresas instaladas no Estado com o apoio do programa Paraná Competitivo devem empregar jovens aprendizes. “O Paraná foi um dos estados brasileiros que mais contratou jovens neste ano”, disse Richa.
PLANO ESTADUAL – Vinculado à Casa Civil, por meio da Assessoria Especial de Juventude, o conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo. De acordo com o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, o principal objetivo do órgão é reestruturar o Plano Estadual da Juventude. O plano é da década de 1990 e está defasado em relação às demandas de hoje.

“O Conselho será um espaço de diálogo, de promoção de direitos e também de fiscalização. O conselho tem o dever de ajudar o governo a fazer políticas públicas”, explicou Edson Lau. “Cada deliberação poderá orientar várias ações do governo, além do desenvolvimento de campanhas e outras pautas relacionadas à juventude”, disse.

O órgão também dará suporte à criação de conselhos municipais e articulará, junto ao Governo do Estado, para oficializar por lei o Conselho da Juventude, que hoje é oficializado por decreto. “Foram mais de 20 anos sem o conselho, uma demanda muito grande das entidades que representam a juventude, e que só foi possível com o decreto do governador Beto Richa”, destacou Lau.

continua após publicidade

Presenças
Participaram da solenidade o presidente do Conselho de Educação do Paraná, Oscar Alves; o assessor de Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Figueiredo; e representantes de outros conselhos estaduais.

Conselheiros ressaltam diálogo e trabalho conjunto
Para cumprir estas e outras metas o grupo se reunirá a cada três meses. A primeira reunião está prevista para este mês. Nela, será aprovado o regimento interno, que possibilitará a eleição da mesa diretiva. Os encontros serão por webconferência, pois os conselheiros ficam em cidades distintas.

O presidente Estadual da Central Única das Favelas (Cufa), José Antonio Campos Jardim, afirmou que o grande desafio foi retomar o funcionamento do conselho. “Os jovens necessitam de políticas públicas, principalmente de cultura, esporte e lazer. Como membro do conselho, vou buscar atuar para que as políticas existentes ou que serão criadas, cheguem até a juventude”, destacou.

continua após publicidade

Representando a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Diogo Moya afirmou que a retomada do órgão representa um importante espaço de diálogo do Governo do Estado com a sociedade civil. “Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para desenvolver projetos que resultem em projetos para os jovens”, disse.

Alexandre Leal, secretário de Juventude Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná (Fetaep), ressaltou a necessidade de políticas específicas para os jovens do campo. 

“Esperamos que este conselho venha discutir e suprir as necessidades dos jovens. Nosso maior desafio hoje é a sucessão rural, estabelecer políticas públicas adequadas e criar condições para que os jovens permaneçam trabalhando no campo”, salientou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho vai aprimorar políticas públicas para a juventude"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!