MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Separatistas do Sul é o Meu País promovem nova votação no sábado

O movimento O Sul é o Meu País marcou um novo plebiscito para que a população dos três estados da Região Sul do Brasil - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - votar sobre a proposta de separação da região dos demais estados do Brasil. A nova votaçã

Da Redação

·
Plebiscito em 2016 teve 590.664 votos favoráveis à separação do Sul do Brasil e 26.253 (4,26%) contrários -Foto - Jonathan Heckler - JC
Icone Camera Foto por Reprodução
Plebiscito em 2016 teve 590.664 votos favoráveis à separação do Sul do Brasil e 26.253 (4,26%) contrários -Foto - Jonathan Heckler - JC
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2017, 09:27:00 Editado em 04.10.2017, 09:57:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O movimento O Sul é o Meu País marcou um novo plebiscito para que a população dos três estados da Região Sul do Brasil - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - votar sobre a proposta de separação da região dos demais estados do Brasil. A nova votação está marcada para 7 de outubro.  (Clique aqui e saiba os locais de votação)

continua após publicidade

Na consulta em 1º de outubro de 2016, mais de 95% dos votantes disse 'sim' à separação, de acordo com os organizadores.

A votação foi realizada em 386 municípios e somou 616.917 participantes, segundo lideranças do movimento. Foram 590.664 votos favoráveis à separação e 26.253 (4,26%) contrários. O Rio Grande do Sul teve a maior aceitação, com 97,21% dos votos pelo "sim". A meta era chegar a 1.191 cidades, segundo o site do Plebisul, como vem sendo chamada a consulta. Foram 1.278 urna de votação.  

continua após publicidade

A superintendente do movimento no Rio Grande do Sul, Anidria Rocha, explica que o objetivo da nova consulta é dar encaminhamento à pauta. Uma das estratégias é enviar documento completo da consulta a governos (estaduais e federal) e organizações da sociedade civil.  O movimento quer levar a proposta à Organização das Nações Unidas (ONU) após concluir a mobilização

"O povo não aguenta mais ver esta teta chamada sul alimentando grandes oligarquias. Há 25 anos a gente tenta de vários meios chegar a um senso pacífico para transformar esta realidade", argumenta Moisés dos Reis, presidente da comissão do Plebisul em Porto Alegre.    

O movimento estabeleceu como meta chegar a 5% dos eleitores de cada estado. Em Santa Catarina, foram 272 mil votos e eram buscados 230 mil na consulta em 1º de outubro de 2016. No Rio Grande do Sul, alcançou-se 397 mil, e a meta era de 372 mil. Mas no Paraná foram 20 mil votos. "Não é o ponto fraco, faltou organização. A aceitação é enorme entre os paranaenses", avalia Moisés dos Reis. Foram 15 meses de preparação da consulta em 2016, com gasto de R$ 100 mil.  

continua após publicidade

Inspiração em livro
A superintendente do movimento no Rio Grande do Sul, Anidria Rocha, explica que a iniciativa foi inspirada no livro A independência do Sul, de 1986, lançado pelo advogado Sergio Alves de Oliveira, em Montenegro. Em 1992, "O Sul é o Meu País" foi criado. Anidria explica que os adeptos do separatismo estão amparados na Resolução da 1.514, da ONU, de 1960, que trata da Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais. O processo deve ser encaminhado à União de Povos e Nações não Representadas (Unpo) em busca de reconhecimento.  

Promotor questiona legalidade jurídica
O promotor responsável pelo Gabinete de Assessoramento Eleitoral do Ministério Público no Rio Grande do Sul, Rodrigo Zilio detalhou ao Jornal do Comércio, do RS, que a votação, embora seja permitida, carece de legalidade jurídica e é inapropriada em relação à sua forma. Zilio diz que a consulta popular, prevista na Constituição Federal, não poderia ser convocada por um movimento nessas circunstâncias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Separatistas do Sul é o Meu País promovem nova votação no sábado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!