Mais lidas
Cotidiano

Ficar mais velho aumenta sua vontade de beber

.

Segundo pesquisa, a vontade de beber cresce conforme os anos passam. Foto: Divulgação
Segundo pesquisa, a vontade de beber cresce conforme os anos passam. Foto: Divulgação

Você pensa que quando ficar mais velho talvez comece a beber menos. Só que não. Não é bem assim. Quanto mais velho você fica, maior sua vontade de beber.

É o que diz uma pesquisa britânica. Com dados de 174 mil pessoas, coletadas ao longo de 34 anos, pesquisadores avaliaram os hábitos alcoólicos entre adolescentes, adultos e idosos. E descobriram que pessoas de meia-idade e idosos costumam beber mais, principalmente os homens.

Os jovens bebem, claro. E não é pouco. Mas costumam beber com menos frequência, em ocasiões esporádicas. Já os mais velhos abusam da bebida mais vezes por semana.
Será mesmo?

ENTENDA COMO O ÁLCOOL EMBRIAGA

A capacidade de metabolizar o álcool varia de acordo com uma série de fatores, como etnia, sexo, idade e peso da pessoa. Mas é sempre um processo lento - um quarto de litro de cerveja leva duas horas e meia para ser eliminado do organismo. Por isso, a ingestão continua de grandes quantidades de bebida alcoólica acaba causando embriaguez, que não é senão o conjunto de sintomas da intoxicação. 

O processo é o seguinte: logo após ser ingerido, o álcool chega juntamente com o sangue a quase todas as células do corpo, afetando principalmente o cérebro. O suor, a urina, a saliva e a respiração eliminam juntos apenas 10 por cento do álcool. Cabe ao fígado produzir a enzima que digere a maior parte da bebida. À medida que a concentração de álcool se eleva em relação às enzimas, aparecem os efeitos da euforia inicial à perda de coordenação motora, no fim.

Fonte: Superinteressante


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber