Mais lidas
Cotidiano

Dubai faz testes com primeiros táxis voadores do mundo sem motoristas; veja vídeo

.

Dubai realizou testes com táxis voadores sem motoristas - Foto - Reprodução/Twitter
Dubai realizou testes com táxis voadores sem motoristas - Foto - Reprodução/Twitter

Um voo experimental do que pode ser em breve o primeiro serviço de táxi de drone do mundo foi realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A ideia do governo do país é liderar a inovação no mundo árabe.

Os veículos, semelhantes a um drone, mas com capacidade para duas pessoas, voaram por cerca de cinco minutos a 200 metros de altura e seguiram uma rota curta sobre um campo de testes. Sem passageiros, os testes tinham como objetivo atestar a autonomia, estabilidade e capacidade de pouso e decolagem dos táxis, todos quesitos em que ele se saiu muito bem, obrigado.

Essa foi a primeira parte de um projeto desenvolvido em uma parceria entre o xeque Hamdan bin Mohammed, príncipe-herdeiro de Dubai, e as agências reguladoras de tráfego aéreo e transportes terrestres da cidade. Agora, com os resultados, eles pretendem trabalhar em certificação e regulamentação dos protótipos, para estabelecer um serviço que seja efetivamente implementado.


Rotas aéreas
O projeto prevê uma série de rotas aéreas sobre a cidade, com pontos definidos para chegada e partida dos drones. Tudo funcionaria de maneira autônoma, com os passageiros voando sozinhos no interior do táxi aéreo, mas com controle direto a partir de uma central localizada bem no meio dos caminhos a serem seguidos pelos veículos.

Dois lugares e 18 hélices
O táxi voador desenvolvido pela empresa de drones alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares e 18 hélices. O aparelho não tinha tripulação no voo de teste.

As informações são do Mashable

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber