MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Colégio aposta em galinhas d’angola para evitar proliferação de escorpiões

A diretoria de um colégio de Umuarama (noroeste do Paraná) encontrou forma eficaz para prevenir a proliferação dos aracnídeos, principalmente escorpiões, como ocorre agora, com a temperatura em elevação. A ideia era achar uma solução natural, que não inte

Da Redação

·
Galinhas d’angola se alimentam de escorpiões - Foto: Pixabay
Icone Camera Foto por Reprodução
Galinhas d’angola se alimentam de escorpiões - Foto: Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2017, 09:39:00 Editado em 26.09.2017, 20:56:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretoria de um colégio de Umuarama (noroeste do Paraná) encontrou forma eficaz para prevenir a proliferação dos aracnídeos, principalmente escorpiões, como ocorre agora, com a temperatura em elevação. A ideia era achar uma solução natural, que não interrompesse o andamento das aulas e não oferecesse risco aos alunos.

continua após publicidade

Após pesquisa, as diretoras do Colégio Sapiens, Rosi Mary Caparroz e Rosilene de Fátima Delmônico Moro, decidiram colocar galinhas d’angola no pátio da escola. Quatro delas foram adquiridas e foram separadas em setores diferentes em duplas

As galinhas d’angola foram escolhidas por se alimentarem desses animais peçonhentos. E a convivência com os alunos tem sido boa, relatam as diretoras. “As galinhas são bastante discretas e os alunos gostaram da ideia delas no colégio”, explica Rosilene ao portal O Bom Dito.

continua após publicidade

As diretoras lembram que tiveram dificuldade para comprar a galinha d’angola em Umuarama. “Tentamos em algumas casas agropecuárias, mas nenhuma delas tinha. Depois conseguimos com uma pessoa que presta serviços aqui no colégio e reside em um sítio”, conta Rose.

Colégio aposta em galinhas d’angola para evitar proliferação de escorpiões
Foto por Reprodução

O escorpião amarelo é o mais venenoso - Foto: Divulgação

Após o surgimento de dois escorpiões pretos no pátio – considerados de baixo risco, ao contrário dos de cor amarela, que são mais venenosos – mais medidas de prevenção foram adotadas. O parque infantil foi temporariamente fechado e as vistorias em todo o terreno se tornaram frequentes. 

continua após publicidade

Além disso, o responsável pelos jardins está realizando a poda e limpeza em canteiros. A intenção é evitar lugares onde o aracnídeo possa se esconder. Neste ano, duas crianças morreram no Paraná após serem picadas por escorpiões.

Predadores naturais
O uso de predadores naturais é uma das formas mais eficazes para combater o escorpião. Além da galinha d’angola, várias espécies de aranhas, lagartos, louva-a-deus, corujas, seriemas, macacos, sapos e pássaros estão incluídos entre os ‘inimigos’ dos escorpiões. Os sapos são considerados ainda mais eficazes que as galinhas, por terem hábitos noturnos. Com isso, a possibilidade de encontro com os animais peçonhentos é maior – ao contrário das galinhas, que têm hábitos diurnos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Colégio aposta em galinhas d’angola para evitar proliferação de escorpiões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!