Mais lidas
Cotidiano

Ex-prefeito tem condenação por improbidade reconhecida em 2ª instância

.

 Cássio Taniguchi foi prefeito de Curitiba entre 1997 e 2004 - Foto: Solon Soares – Alesc
Cássio Taniguchi foi prefeito de Curitiba entre 1997 e 2004 - Foto: Solon Soares – Alesc

O ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi e a mulher dele, Marisa Taniguchi, foram condenados em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por ato de improbidade administrativa. A condenação foi divulgada na segunda-feira (25), pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O alvo da denúncia é a compra e distribuição de material destinado à propaganda política, pago com recursos públicos pelo então agente público municipal e a primeira-dama, o que ocasionou dano ao erário e configurou enriquecimento ilícito, conforme o MP. Taniguchi foi prefeito de Curitiba entre 1997 e 2004. A defesa de dele ainda não manifestou sobre o assunto.

Por conta da condenação, o ex-prefeito está com os direitos políticos suspensos por oito anos e proibido de contratar com o Poder Público por dez anos. A esposa dele teve as mesmas sanções, mas por cinco anos.

Ressarcimento
Os dois também terão que ressarcir os cofres públicos em R$ 38.293,00 cada — valor que deve ser atualizado, com correção monetária contando a partir de 2000. Eles ainda terão que pagar multa de igual valor.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber