Mais lidas
Cotidiano

Submarino da 1ª Guerra Mundial com tripulantes a bordo é localizado na Bélgica

.

Submarino da Primeira Guerra Mundial, praticamente intacto, foi encontrado  - Foto: Orbis Defense
Submarino da Primeira Guerra Mundial, praticamente intacto, foi encontrado - Foto: Orbis Defense

Um submarino da Primeira Guerra Mundial, praticamente intacto, foi encontrado recentemente por um arqueólogo que realizava mergulhos no Mar do Norte, na costa da Bélgica. A embarcação está a 25 metros de profundidade, mas a localização exata não foi divulgada pelas autoridades belgas para evitar possíveis roubos.

Os belgas acreditam que se trata de um submarino alemão UB-II e que os cadáveres dos tripulantes ainda estejam no interior da embarcação, de acordo com o portal Euronews

"Acreditávamos que já tínhamos descoberto todos os submarinos afundados na região. Foi uma surpresa total", disse  o arqueólogo Tomas Termote, especialista belga responsável por esse achado inédito.

As águas do Mar do Norte, entre as costas da Bélgica e do Reino Unido, foram uma área de intensos combates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Dez submarinos haviam sido encontrados em águas belgas, mas nenhum desse tamanho - 27 metros de comprimento e com todas as escotilhas fechadas, conforme Termote.

23 pessoas a bordo
O submarino, um lança-torpedos "UB-II", de acordo com Termote, deveria ter 23 homens a bordo, que ficaram presos em seu interior quando provavelmente colidiu com uma mina.

1200 baixas
A Alemanha perdeu 1.200 soldados em seus 70 submarinos afundados na costa belga durante os quatro anos de conflito, segundo o arqueólogo.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber