MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Obras de duplicação da BR-376 são alteradas por causa de ninho de coruja

Quem vê um monte de terra em meio as obras de duplicação da BR-376 [altura do km 145], em Presidente Castelo Branco, no Noroeste do Paraná, não imagina o porquê das máquinas paradas naquele trecho. É que ali vive uma família de corujas-buraqueiras (Athene

Da Redação

·
Filhotes de coruja no ninho - Foto - Foto:André L. M. C.;Aves de Rapina do Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
Filhotes de coruja no ninho - Foto - Foto:André L. M. C.;Aves de Rapina do Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.09.2017, 18:53:00 Editado em 23.09.2017, 21:36:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem vê um monte de terra em meio as obras de duplicação da BR-376 [altura do km 145], em Presidente Castelo Branco, no Noroeste do Paraná, não imagina o porquê das máquinas paradas naquele trecho. É que ali vive uma família de corujas-buraqueiras (Athene cunicularia). Para não ocasionar risco aos animais a concessionária de pedágio Viapar, empresa responsável, optou por alterar o roteiro dos trabalhos no segmento.

continua após publicidade

As aves fizeram morada justo onde as máquinas retiram terra para a construção das novas pistas e isso foi percebido pelos funcionários da Viapar.

"O pessoal da obra verificou que a coruja não ia embora. Foi quando a gente foi inspecionar o local e foi identificado esse ninho", relata Guilherme Carneiro Giandon, engenheiro de segurança do trabalho da concessionária.

continua após publicidade
Obras de duplicação da BR-376 são alteradas por causa de ninho de coruja
Foto por Reprodução

Concessionária optou por continuar os trabalhos ao redor do ninho - Foto: Reprodução/RPC

Outros animais
Por conta da constatação, a Viapar decidiu prosseguir nos trabalhos, mas ao redor do ninho. Segundo biólogos, a coruja buraqueira escolhe buracos ou ninhos de outros animais para abrigar o ovos.

A partir do momento da definição do local do ninho, a coruja vai botar de seis a 12 ovos e ficam de 30 a 45 dias para sair do ninho. A partir de 60 dias é que os filhotes saem para fazer a caça. 

continua após publicidade

Xodó
Os funcionários da Viapar que trabalham na obra gostam da presença das aves. "A gente trabalha, distrai, vê ela, que não sai de perto do ninho, cuida bem dos filhos. Isso que é importante, né", afirma o motorista Antonio Casetta.

Elogio
A atitude foi elogiada por quem vive em proteção dos animais. “Parabéns à concessionária pela sensibilidade por estes seres indefesos. Muitas pessoas não têm este mesmo pensamento, infelizmente”, destacou a integrante da Organização Não Governamental (ONG), Anjo dos Animais, Isa Simões. “Se mais empresas tivessem essa atitude, com certeza teríamos um mundo bem melhor”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Obras de duplicação da BR-376 são alteradas por causa de ninho de coruja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!