MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mais um morcego com vírus da raiva é achado em imóvel de Curitiba

Mais um morcego com o vírus da raiva foi localizado em residência casa no bairro Cajuru, em Curitiba, nesta semana, conforme a Secretaria Municipal da Saúde na quinta-feira (21). O vírus foi identificado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen).De acord

Da Redação

·
Mais um morcego com o vírus da raiva foi localizado em Curitiba - Foto: BENJAMIN B/SHUTTERSTOCK
Icone Camera Foto por Reprodução
Mais um morcego com o vírus da raiva foi localizado em Curitiba - Foto: BENJAMIN B/SHUTTERSTOCK
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2017, 10:19:00 Editado em 22.09.2017, 14:45:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais um morcego com o vírus da raiva foi localizado em residência casa no bairro Cajuru, em Curitiba, nesta semana, conforme a Secretaria Municipal da Saúde na quinta-feira (21). O vírus foi identificado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen).

continua após publicidade

De acordo com a prefeitura de Curitiba, este é o quarto caso registrado em 2017. Os outros morcegos foram encontrados nos bairros Atuba, no Alto da Glória e no Ahú. A administração municipal detalhou que o quarto era insetívoro (que se alimenta de insetos).

A informação sobre o quarto morcego com o vírus da raiva foi divulgada pela prefeitura na quinta-feira (21). A administração municipal, no entanto, assegurou que o fato não representa um agravamento do problema. Em 2016, ainda segundo dados da Prefeitura de Curitiba, foram registrados dois casos de morcegos com o vírus da raiva.

continua após publicidade

A Unidade de Vigilância em Zoonoses explicou que a maioria dos morcegos é saudável e tem um papel biológico importante no controle de insetos e na disseminação de sementes e por isso não devem ser mortos, ressaltou a administração municipal.

Precauções essenciais
A prefeitura acrescentou que, em todos os casos, a Unidade de Vigilância de Zoonoses visitou todas as residências nos arredores do local onde os animais foram encontrados e, depois, removidos. A visitação, conforme a prefeitura, é para instruir os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados ao encontrar morcegos.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que a população evite contato com o morcego, morto ou vivo. Ao encontrar o animal, deve-se isolar o local – fechando a porta do cômodo, por exemplo – ou então prender o morcego com balde, se ele estiver no chão. Assim, evita-se o contato dele com animais domésticos e pessoas.

continua após publicidade

Bloqueio sanitário
De acordo com a prefeitura de Curitiba, a cidade não tem casos de raiva em humanos desde 1975. Já a raiva canina não é registrada desde 1981 e, em felinos, desde 2010.

Importância da vacinação anual dos pets
Para manter a ausência dos casos de raiva nos cachorros e gatos, a Secretaria Municipal da Saúde reforça o alerta sobre a importância da vacinação anual destes animais para que o bloqueio sanitário seja mantido.

A vacinação contra raiva de cães e gatos pode ser realizada gratuitamente na Unidade de Vigilância de Zoonoses, situada na Rua Lodovico Kaminski, nº 1.381, CIC - Caiuá. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Com informações da  Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mais um morcego com vírus da raiva é achado em imóvel de Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!