Mais lidas
Cotidiano

Primavera começa amanhã com muito calor no Paraná

.

Uma das caraterísticas da primavera é a florada do ipês, que embeleza |Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Uma das caraterísticas da primavera é a florada do ipês, que embeleza |Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo

A primavera, considerada a estação mais bonita e florida do ano, começa na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 17h02 no horário de Brasília, em todo o Hemisfério Sul. A tendência é de muito calore chuva na região sul do Brasil, com precipitações pluviométricas diárias sempre ao final da tarde, aumentando a frequência e intensidade de setembro para outubro e assim sucessivamente até a chegada do verão, em 21 de dezembro.

No Paraná, os produtores rurais devem ficar alerta porque como a temperatura está muito alta e, com a chegada de frentes frias, as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, ventos mais fortes e granizo.

Chuvarada
Com o fim do vazio sanitário, período na entressafra com a ausência de plantas de soja, a partir de 16 de setembro, os produtores começaram a semeadura da soja no Paraná. A a chuvarada pode atrapalhar o plantio. O Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) vai divulgar um boletim ainda mais detalhado hoje (21) sobre como deverá ser o clima durante primavera no estado.

Previsão do tempo para hoje
Nesta quinta-feira (21), no Paraná e no norte e leste catarinense, a chuva ainda não chega, mas o calor da tarde gera ventania. Em Curitiba, por exemplo, já são 32 dias seguidos sem chuva.

Conforme o Instituto Meteorológico Simepar, hoje há predomínio de sol nas diversas regiões desde as primeiras horas do dia. No decorrer da tarde, novamente as temperaturas ficarão elevadas e com baixos índices de umidade relativa do ar sendo registradas, principalmente entre as regiões oeste, centro-oeste e norte do Estado. A temperatura máxima em Apucarana e região pode chegar hoje aos 35 graus e a mínima prevista é de 18º C. Uma das caraterísticas nessa época do ano é a florada do ipês, que embeleza a cidade.

Sexta-feira
Uma frente fria que se aproxima do Rio Grande do Sul na sexta-feira (22), mas só induz uma maior instabilidade até algumas regiões de Santa Catarina. No Paraná o tempo ainda não muda e segue estável, sem chuva e com temperaturas elevadas em todas as regiões paranaenses. Mais uma vez teremos baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente na metade norte do Estado. A primavera começa oficialmente às 17h02min.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber