Mais lidas

Telescópio ALMA capta imagens de 'olho flamejante' no cosmos; veja vídeo

.

Imagens da antiga Estrela U, situada na constelação de Antila, cuja aparência lembra um olho flamejante foram captadas recentemente pelo telescópio ALMA.

Astrônomos descobriram a estrela no final da década de 90. Um detalhe chamou atenção dos cientistas: o fato de a estrela ter alterações no seu brilho em poucos dias. Pesquisadores constataram que tal corpo celeste está na última fase de evolução das estrelas é  classficada como supergigante vermelha.

Os astrônomos detalham que esse estágio é marcado pela ausência quase total de hidrogênio, com a estrela se expandindo e expelindo a sua camada externa para o espaço.

Esse fenômeno gera uma espécie de nevoeiro em volta do corpo celeste, o que dificulta a visualizaçã da estrela. Após certo tempo, a Estrela U vai gastar completamente todas as reservas de "combustível espacial" e vai se tranformará uma anã branca.

Pesquisadores acreditam que o estudo da Estrela U vá possibilitar a compreensão de como é que os corpos celestes expelem matéria e como isso interfera no processo de formação de outras de estrelas.

×