MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Marketing de rede pode ser alternativa para quem está desempregado

Muitas pessoas desempregadas estão recorrendo a uma modalidade de trabalho autônoma para garantir renda no fim do mês, ou até mesmo para quem tem emprego fixo, tem um dinheiro extra. No marketing multinível ou marketing de rede o revendedor ganha uma part

Da Redação

·
Marketing de rede é opção para quem não consegue emprego formal. Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Marketing de rede é opção para quem não consegue emprego formal. Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2017, 13:51:00 Editado em 20.09.2017, 23:54:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Muitas pessoas desempregadas estão recorrendo a uma modalidade de trabalho autônoma para garantir renda no fim do mês, ou até mesmo para quem tem emprego fixo, tem um dinheiro extra. No marketing multinível ou marketing de rede o revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. A lista de produtos é vasta e incluem marcas como Mary Kay, Herbalife, Tupperware, Hinode, dentre outras. 

continua após publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing multinível não tem relação com o esquema de pirâmide. Essa talvez seja a principal polêmica que cerca o conceito.
Como uma parte do lucro de um vendedor é gerada por meio da produtividade dos distribuidores recrutados por ele, muita gente acredita se tratar de um esquema de pirâmide. 

Quando o assunto é mencionado, é quase impossível não relacionar ao caso da Telexfree, nome fantasia  usado pela empresa brasileira Ympactus Comercial S/A, acusada de operar uma das maiores fraudes financeiras da história do Brasil segundo o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal. O caso configura um esquema de pirâmide financeira

continua após publicidade

O que é e como funciona
O marketing multinível também é uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos.
Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. O marketing multinível foi e é uma evolução das tradicionais vendas diretas unilevel, que se trata do ganho individual de comissões.
O multinível veio, assim, para incentivar os revendedores, além de vender, a atrair novos distribuidores para uma empresa.
É como uma oportunidade de uma promoção, em que o vendedor passa a se tornar um líder ou um gerente de vendas.

Trabalho dobrado e ganho maior
No multinível, um revendedor precisa se esforçar para vender os seus produtos para sua clientela normal (gerando lucro direto) e atrair novos vendedores para a sua rede (conseguindo um lucro indireto, por meio da comissão residual).
O trabalho é maior, pois quando você forma sua própria equipe de vendedores, é necessário oferecer todo um suporte para eles.

São necessários treinamentos, orientações, premiações, enfim, o que for preciso para manter uma rede engajada de revendedores.
No final, tanto esforço é recompensador, já que quanto mais bem preparada sua equipe for, maiores serão os seus lucros.

continua após publicidade

Segundo especialistas, há vantagens como autonomia de trabalho e suporte de grandes empresas. Já as desvantagens estão relacionadas ao valor do investimento inicial, que pode ser caro, além da demora para criar suas próprias equipes de venda.

Saiba como diferenciar pirâmide do marketing de rede
Existem três características que podem identificar o esquema da pirâmide financeira, considerado ilegal no Brasil:

Não existem produtos ou serviços sendo comercializados para quem está de fora da pirâmide. Caso haja mercadorias, elas não possuem valor de mercado compatível com o investimento inicial feito para entrar, ou seja, servem apenas como pretexto;
O lucro é obtido somente com a entrada de novos integrantes no esquema. Quem investe para entrar só sobrevive na pirâmide se conseguir convidar outras pessoas a entrarem. Assim, gera-se um pouco de lucro para si e muito para quem está no topo;
As pirâmides possuem prazo de validade. Afinal, chega uma hora que a base não consegue recrutar mais pessoas. Isso interrompe o fluxo de dinheiro, desmontando a pirâmide, já que o topo não terá como sustentar a base, que é bem maior.


(Com informações do marketingdeconteudo.com)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Marketing de rede pode ser alternativa para quem está desempregado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!