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Saiba como emagrecer e evitar o 'efeito sanfona'

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 talvez mais difícil do que emagrecer seja evitar o efeito sanfona e manter o peso alcançado, segundo especialistas - Foto: Saúde & Vitalidade
talvez mais difícil do que emagrecer seja evitar o efeito sanfona e manter o peso alcançado, segundo especialistas - Foto: Saúde & Vitalidade

Um incontável número de pessoas tenta e se esforça, mas não consegue emagrecer e sofre com o "efeito sanfona". Médicos e nutricionistas afirmam que a obesidade pode ter como causa o sedentarismo, a genética e a alimentação e hábitos desregrados. As alterações hormonais e o avanço da idade também desaceleram o metabolismo e reduzem a capacidade de o corpo gastar calorias. Mas talvez mais difícil do que emagrecer seja evitar o efeito sanfona e manter o peso alcançado, segundo especialistas. De acordo com médicos, quanto mais episódios de perda e ganho de peso, mais difícil é emagrecer novamente.

Os motivos pelos quais é tão difícil manter o peso são apontados por algumas descobertas científicas recentes. Uma pesquisa australiana, por exemplo, mostrou que, logo após perderem peso, as pessoas apresentam alterações hormonais que aumentam o apetite, desaceleram o metabolismo e fazem com que o corpo elimine menos gordura. Mas a principal descoberta do estudo foi a de que tais alterações persistem pelo menos um ano após o fim da dieta, fazendo com que muitos indivíduos voltem a engordar mesmo se continuam controlando a alimentação.

Há vinte anos, o grupo de médicos americanos do National Weight Control Group (NWCR) se dedica a estudar a manutenção do peso. Nessas duas décadas, os pesquisadores publicaram uma série de pesquisas científicas e acompanharam milhares de pessoas obesas que tentaram perder peso. Diante de todos os dados, eles descobriram o que a maioria pessoas que conseguem manter o peso após emagrecer tem em comum: elas continuam controlando a alimentação, praticam atividade física, tomam café da manhã todos os dias, se pesam com frequência e assistem poucas horas de televisão.

"Mesmo com tantas dificuldades, fica evidente que para manter o peso é fundamental manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos, permanentemente, embora com menos rigidez do que no processo de emagrecimento. Quando a pessoa alcançar o peso ideal, não pode voltar aos hábitos que tinha antes de emagrecer. Ela não precisa fazer uma dieta restritiva, mas algum controle tem que ser feito. Algumas pessoas não comem doce durante a semana, por exemplo”, afirma a nutricionista Ana Paula Gomes.

Ana Paula acrescenta que a fase mais difícil da dieta é a manutenção, porque existe uma tendência de o corpo recuperar o peso e de o organismo economizar calorias após emagrecer. “É necessário comer menos e fazer mais atividade física para manter o peso do que antes de emagrecer. A mudança de hábito é difícil, mas o paciente deve reciclar os seus aos poucos para conseguir seu objetivo", ressalta a nutricionista.

Veja sete dicas para evitar o efeito sanfona

1 - Não fazer dietas da moda
Dietas da moda, como as que vetam a ingestão de determinados grupos alimentares, promovem uma perda de peso rápida, mas são difíceis de serem seguidas a longo prazo. 

2 - Deixar hábitos do passado
Manter o peso é o resultado de uma conta matemática simples: a quantidade de calorias ingeridas deve ser a mesma da quantidade gasta. 

3 - Manter frequência de exercícios físicos
Após 20 anos acompanhando pacientes obesos, o grupo de médicos americanos do National Weight Control Group descobriu que 90% das pessoas que conseguem perder e manter o peso continuam praticando ao menos uma hora de atividade física por dia, mesmo depois de atingirem seus objetivos. 

4. Nunca exagere
Manter o peso exige determinação e também bom senso: apesar de a fase de emagrecimento ter acabado, é necessários sempre estar atento aos hábitos. 

5. Foco em peso compatível com a realidade
Cada indivíduo tem uma carga genética e vive em um ambiente que pode favorecer ou dificultar o emagrecimento. Muitas vezes, o efeito sanfona acontece porque uma pessoa quer chegar a um peso que não condiz com esses fatores e tem muito mais dificuldades em mantê-lo. 

6 -Não fique muito tempo na frente da televisão
Segundo pesquisa realizada nos EUA, três em cada cinco pessoas que conseguem manter o peso assistem menos do que 10 horas de televisão por semana. Não faltam estudos que comprovam a relação entre o hábito e o risco de engordar. Além disso, pesquisas já mostraram que, muitas vezes, o prejuízo de um dia sedentário não é compensado por uma aula na academia. 

7. Manter o stress sob controle
O stress é um determinante fator de risco para o ganho de peso e pode ser um grande inimigo de pessoas que conseguiram emagrecer. O stress faz com que o corpo produza hormônios que, em excesso, aumentam o apetite e diminuem o controle sobre o que se come. Uma pesquisa publicada em julho de 2014 demonstrou ainda que dias estressantes fazem com que o corpo gaste menos calorias do que o normal. 

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