Cotidiano

Especialista dá dicas para quem está procurando emprego 

Da Redação ·
​Treze milhões trezentos e vinte e seis mil é o total de desempregados no Brasil. Foto: MA 10
​Treze milhões trezentos e vinte e seis mil é o total de desempregados no Brasil. Foto: MA 10

Treze milhões trezentos e vinte e seis mil brasileiros estão desempregados. Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no 1º trimestre deste ano, esse é o número de pessoas que querem trabalhar, mas não conseguem emprego com carteira assinada. 

continua após publicidade

Para o diretor da Agência dos Trabalhadores de Apucarana, Paraná, Rodrigo Lievore, o desespero para encontrar um novo emprego faz com que muitas pessoas deixem a capacitação de lado, e consequentemente, demorem ainda mais para serem contratadas. Segundo ele, a especialização sempre é um diferencial e pode fazer toda diferença na hora de procurar um trabalho. 

"No momento que a gente vive no país, fica ainda mais difícil quando a pessoa não tem experiência. Por isso tem sempre que buscar cursos, aproveitar o tempo livre e se capacitar", destaca.

continua após publicidade

O empresário salienta ainda que causar uma boa impressão na hora da entrevista é fundamental para despertar a atenção do contratante e conquistar a vaga almejada. 

"É preciso usar uma roupa condizente com a vaga que está concorrendo e se comportar adequadamente", assinala. 

Um currículo bem elaborado, com dados completos, habilidades e detalhes de todas as funções já exercidas é outro fator indispensável para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho. 

continua após publicidade

"Colocar todo os tipos de atividades que já exerceu e ser objetivo. Além de que na hora da entrevista é essencial que as pessoas sejam verdadeiras. O empresário precisa enxergar o profissional que ele vai contratar e isso ajuda muito", comenta. 

Lievore conclui com um conselho para as pessoas que estão no seguro desemprego e pretendem se reinserir no mercado só quando o benefício acabar. 

"Repito, a capacitação conta muito para a pessoa se recolocar, então, é interessante aproveitar os meses para estudar, se especializar. Não adianta deixar para arranjar empreso na última hora", orienta. 

Especialista dá dicas para quem está procurando emprego  fonte: Reprodução