Cotidiano

Furacão Maria sobe para categoria 5 e chega na ilha de Dominica

Da Redação ·
 Olho do furacão Maria no Oceano Atlântico. (Foto - NOAA/EPA/EFE)
Olho do furacão Maria no Oceano Atlântico. (Foto - NOAA/EPA/EFE)

O olho do furacão Maria, fortalecido à categoria 5, a de maior intensidade, tocou terra na segunda-feira (18) na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, com ventos máximos de até 260km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês). As informações são da agência de notícias EFE.

continua após publicidade

Às 21h35 (horário local de Dominica, 22h35 de Brasília), o olho de Maria estava situado sobre esta ilha de 75.000 habitantes e avançava em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 15km/h. Dominica é uma ilha de aproximadamente 75 mil habitantes, localizada entre os territórios franceses de Guadalupe, ao norte, e a Martinica, ao sul.
O Maria está avançando neste momento em direção às ilhas perto de Dominica e continuará assim por toda terça-feira (19), de acordo com o NHC. Está previsto que o Maria chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre amanhã à noite e quarta-feira (20).
O NHC prevê um possível aumento na intensidade do Maria, embora sua potência vai oscilar nas próximas horas.
As Pequenas Antilhas ainda estão sob o choque do furacão Irma, também de categoria 5, que deixou pelo menos 26 mortos no Caribe, a sua maioria em Porto Rico e Cuba. Esse ciclone, que chegou aos 295km/h, destruiu quase totalmente a pequena ilha de Barbuda, de 1,6 mil habitantes.