Mais lidas
Cotidiano

Homem cava durante 36 anos e abre canal de 10 km em montanha para levar água a vilarejo

.

Canal de 10 km à beira de precipício leva água a vilarejo: obstinação de um homem levou a realização do projeto - Foto: Xinhua News
Canal de 10 km à beira de precipício leva água a vilarejo: obstinação de um homem levou a realização do projeto - Foto: Xinhua News

Ao longo da história da humanidade há muitos exemplos de pessoas que conseguiram feitos teoricamente considerados muito improváveis. Huang Dafa, líder de uma aldeia nas montanhas da província chinesa de Guizhou, é um desses homens. Ele dedicou 36 anos da sua vida a um projeto de levar água potável para o seu vilarejo. Para conseguir o seu objetivo, ele precisou abrir um um canal com quase 10 quilômetros de extensão, serpenteando a encosta de um despenhadeiro, conforme o China Daily.

Em 1959, quando tinha 23 anos, mesmo sem sem conhecimento técnico e as ferramentas apropriadas,ele convenceu a população da aldeia a construir um canal artificial até onde corria o curso-d’água mais próximo. O túnel até chegou aberto; mas apesar do penoso trabalho, não foi localizada água  do outro lado. 

Huang Dafa mostra a extensão do canal - oto -  China Daily

Foco na persistência
O fracasso, no entanto, não foi suficiente para fazer Huang desistir do projeto de levar água até a sua aldeia, que há anos era castigada pela estiagem,com a consequente redução da disponibilidade de água potável nos açudes e poços da região. 

Determinado, o chinês decidiu buscar conhecimento para fazer o desejo comunitário se transformar em realidade e se matriculou em um curso de Engenharia em uma cidade nas redondezas.

Ele retornou à aldeia na década de 1990 e mais uma vez recebeu o apoio dos aldeões para recomeçar os difíceis trabalhos de construção do extenso canal. Huang dedicou tanto tempo de sua vida ao projeto que não estava presente quando a irmã e uma filha faleceram. “As equipes de construção não saberiam como proceder se ele não estivesse lá”, detalhou Huang Binquan, filho do obstinado idealizador do canal.

 Huang Dafa levou 36 anos para concluir seu projeto - Foto: VCG (chinastoryhub.com)

Finalizado em 1995
Depois de serem vencidos muitos obstáculos, como o difícil acesso em casos de resgate e a precariedade dos equipamentos de trabalho, em 1995 o canal de água foi finalizado, proporcionando benefícios a cerca de 1,2 mil pessoas.  Pelo feito, os moradores do vilarejo têm profunda gratidão e reverência por Huang Dafa, hoje com 82 anos .O ancião hoje é reconhecido como heróis regional.

Veja abaixo vídeo sobre o canal encravado na montanha.


Com informações do China Daily

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber