MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Homem cava durante 36 anos e abre canal de 10 km em montanha para levar água a vilarejo

Ao longo da história da humanidade há muitos exemplos de pessoas que conseguiram feitos teoricamente considerados muito improváveis. Huang Dafa, líder de uma aldeia nas montanhas da província chinesa de Guizhou, é um desses homens. Ele dedicou 36 anos da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2017, 16:13:00 Editado em 18.09.2017, 07:59:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao longo da história da humanidade há muitos exemplos de pessoas que conseguiram feitos teoricamente considerados muito improváveis. Huang Dafa, líder de uma aldeia nas montanhas da província chinesa de Guizhou, é um desses homens. Ele dedicou 36 anos da sua vida a um projeto de levar água potável para o seu vilarejo. Para conseguir o seu objetivo, ele precisou abrir um um canal com quase 10 quilômetros de extensão, serpenteando a encosta de um despenhadeiro, conforme o China Daily.

continua após publicidade

Em 1959, quando tinha 23 anos, mesmo sem sem conhecimento técnico e as ferramentas apropriadas,ele convenceu a população da aldeia a construir um canal artificial até onde corria o curso-d’água mais próximo. O túnel até chegou aberto; mas apesar do penoso trabalho, não foi localizada água  do outro lado. 

Homem cava durante 36 anos e abre canal de 10 km em montanha para levar água a vilarejo
Foto por Reprodução

Huang Dafa mostra a extensão do canal - oto -  China Daily

continua após publicidade

Foco na persistência
O fracasso, no entanto, não foi suficiente para fazer Huang desistir do projeto de levar água até a sua aldeia, que há anos era castigada pela estiagem,com a consequente redução da disponibilidade de água potável nos açudes e poços da região. 

Determinado, o chinês decidiu buscar conhecimento para fazer o desejo comunitário se transformar em realidade e se matriculou em um curso de Engenharia em uma cidade nas redondezas.

Ele retornou à aldeia na década de 1990 e mais uma vez recebeu o apoio dos aldeões para recomeçar os difíceis trabalhos de construção do extenso canal. Huang dedicou tanto tempo de sua vida ao projeto que não estava presente quando a irmã e uma filha faleceram. “As equipes de construção não saberiam como proceder se ele não estivesse lá”, detalhou Huang Binquan, filho do obstinado idealizador do canal.

continua após publicidade
Homem cava durante 36 anos e abre canal de 10 km em montanha para levar água a vilarejo
Foto por Reprodução

 Huang Dafa levou 36 anos para concluir seu projeto - Foto: VCG (chinastoryhub.com)

Finalizado em 1995
Depois de serem vencidos muitos obstáculos, como o difícil acesso em casos de resgate e a precariedade dos equipamentos de trabalho, em 1995 o canal de água foi finalizado, proporcionando benefícios a cerca de 1,2 mil pessoas.  Pelo feito, os moradores do vilarejo têm profunda gratidão e reverência por Huang Dafa, hoje com 82 anos .O ancião hoje é reconhecido como heróis regional.

Veja abaixo vídeo sobre o canal encravado na montanha.

continua após publicidade

Com informações do China Daily

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homem cava durante 36 anos e abre canal de 10 km em montanha para levar água a vilarejo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!