Cotidiano

Gato mais velho do mundo morre e a idade dele irá te surpreender

Da Redação ·
A expectativa de vida de um gato foi superada em 100% por Noz Moscada. (Foto: North News)
A expectativa de vida de um gato foi superada em 100% por Noz Moscada. (Foto: North News)

Quando Noz Moscada chegou a família Finlay, seus donos jamais imaginariam que o gato seria tão forte e fosse viver tanto. O pequeno bichano viveu por cerca de 32 anos junto deles e foi considerado o gato mais velho do mundo, depois que um siamês de 27 anos morreu em 2015.

continua após publicidade

Quando ele chamou a atenção da de toda uma nação (Reino Unido), como um desafiante para o o título de gato mais velho do mundo, ele tinha apenas três dentes, e pouca disposição para 'correr atrás' de sua coroa, mas ainda estava forte e muito lúcido.

Seus proprietários Liz e Ian Finlay, que cuidaram dele por 27 anos, disseram que o segredo para a longa vida de seu gato era cuidar com carinho e muito amor do pequeno, ao ponto de mimá-lo com deleites como atum, nata e frango assado.

continua após publicidade

Liz e Ian foram apresentados à Noz Moscada em 1990 pelo seu outro gato, Spice, que morreu no início dos anos 2000. Spice continuou entrando na casa com o Noz Moscada, quando o casal percebeu que ele não tinha um lar, então o casal, que não tem filhos, decidiu adotá-lo como seu, descobrindo pouco tempo depois que ele já tinha cerca de 5 anos quando o acolheram.

Gato mais velho do mundo morre e a idade dele irá te surpreender fonte: Reprodução

Sua saúde começou a ficar mais fraca mesmo com todas os mimos ofertados pela sua família, fazendo com que o gato viesse a ter sérios problemas e falecesse. Liz e Ian admitem que estão "absolutamente de coração partido" por sua morte.

O padeiro aposentado Ian, de 67 anos, disse: "Ambos sentimos que nossos corações foram arrancados. Ele era nosso pequeno garoto. Ele foi cedendo tão rápido que era inacreditável. Nos últimos dias ele simplesmente desistiu, emagreceu e nós avisava que sua hora estava próxima." disse ele.

continua após publicidade

"Ele sofria de um dente ruim e tinha a respiração fraca. Sabíamos que quando fomos ao veterinário, que ele não voltaria para casa. Foi uma solução não dita. Nós não querendo adotar outro gato, porque não queremos passar por essa dor  novamente". comentou Liz ao North News.

Gato mais velho do mundo morre e a idade dele irá te surpreender fonte: Reprodução

O casal não tinham ideia de que eles eram os donos do gato mais velho do mundo até que Ian acabou falando com um veterinário amigo deles em um supermercado. "Obviamente ele teve uma vida longa e nós fizemos de tudo até o fim, para vê-lo feliz.", complementou Ian.

A expectativa de vida em média de um gato é de apenas 15, o que significa que Noz Moscada superou o que seria seu tempo médio de vida em mais de 100%.