Mais lidas
Cotidiano

Canil policial do 10º BPM participa de curso em Curitiba

.

Formatura do curso aconteceu na semana passada. Foto: Assessoria
Formatura do curso aconteceu na semana passada. Foto: Assessoria

Policiais do canil do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana concluiram um curso de cinotecnia (ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia, etc, dos cães) em Curitiba. As atividades começaram no dia 1º de agosto e encerraram na semana passada. 

Participaram policiais militares do estado do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e integrantes das Forças Armadas do Brasil. O evento de formatura aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral, na Capital do estado, e reuniu autoridades, oficiais e praças da corporação, convidados, familiares e amigos.

Segundo a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, o curso tem um papel fundamental na reprodução dos conhecimentos e procedimentos desenvolvidos pelo BOPE. 

“Além de trocarmos informações com integrantes de outros órgãos, nós também especializamos nossos policiais militares e oferecemos um serviço de melhor qualidade para a população”, disse.

Durante a solenidade os presentes assistiram a um vídeo com imagens das atividades desenvolvidas pelos alunos e, em seguida, as autoridades presentes fizeram a entrega dos certificados aos formandos. 

“Foi uma experiência muito rica, vim buscar uma nova doutrina e mais aprendizado. Sem dúvidas levarei para meu estado o conhecimento técnico adquirido e as amizades conquistadas que foram fundamentais para a formação do grupo”, destacou o soldado da PM do Distrito Federal Ítalo Lemos Barbosa, que também foi o orador da turma.

No evento os formandos fizeram questão de agradecer todo o esforço e dedicação da equipe da coordenação do Curso de Cinotecnia sendo entregue uma homenagem ao capitão Gustavo Dalledone Zancan, sargento Anderson Luchtenfels Celestino, sargento Jaime Domingos de Paula, cabo Marcos Aurélio de Souza, soldado Sartori, soldado Borba e o soldado Emerson.

Ao todo, formaram-se no curso 30 alunos, sendo 25 do Paraná, um do Mato Grosso do Sul, um do Rio Grande do Norte, um do Distrito Federal e dois integrantes das Forças Armadas. De todos os participantes três deles destacaram-se pelo empenho e dedicação e galgaram as primeiras colocações: na primeira colocação ficou o tenente Weslei Rafael Policene (nota 9,69), em segundo o soldado Ítalo Lemos Barbosa (nota 9,50) e em terceiro o soldado Patrick de Carvalho Arantes (nota 9,46).

Segundo o tenente Thiago Mendes dos Santos, que atua pelo 10º BPM em Apucarana, todo o aprendizado será adquirido e usado na prestação de serviço à comunidade. “O curso nos trouxe técnicas e doutrinas que são trabalhadas pela Companhia de Operações com Cães do BOPE e que vão ajudar no nosso treinamento e numa padronização do serviço com os cães em todo o estado”, explica.

Para o cabo Alex Berti, da Força Aérea, as 278 horas/aula tornaram-se uma experiência muito boa. “Tivemos uma troca de informações entre as forças de segurança pública que agrega muito valor para o contato profissional, buscando sempre a segurança da população. O Curso de Cinotecnia da PM do Paraná demonstrou que esta corporação tem um alto grau de excelência no trabalho que desenvolve”, acrescenta.

O soldado Daiani Neunfeld Kiessler, que atua no Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), ficou emocionada e lembrou da dificuldade de ficar longe da família neste período de curso. “Não foi fácil, mas valeu muito a pena. Todo este aprendizado levarei para a vida e vou replicar os conhecimentos adquiridos aos meus companheiros de trabalho para que possamos melhorar nosso serviço dentro da unidade e em prol da população”, finaliza.

Estavam presentes na cerimônia a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Subcomandante do BOPE, major Darany Luiz Alves De Oliveira; o Comandante do COC, capitão Gustavo Dalledone Zancan; o Comandante da Companhia de Choque, capitão Paulo Renato Aparecido Siloto; o Comandante da RONE, capitão Fábio Bonifácio Ferreira; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel da reserva remunerada Washington Alves da Rosa; oficiais e praças do BOPE, convidados, familiares e amigos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber