Cotidiano

NASA revela origem de luzes que iluminaram céu do México durante terremoto; veja vídeo

Da Redação ·
Luzes no céu surgiram durante terremoto no México que provocou a morte de 16 pessoas - Foto: Reprodução/Youtube
Luzes no céu surgiram durante terremoto no México que provocou a morte de 16 pessoas - Foto: Reprodução/Youtube

A agência espacial norte-americana (NASA) divulgou nesta sexta-feira (8) que as luzes vistas iluminando o céu da Cidade do México durante o terremoto que ocorreu em 7 setembro são um fenômeno natural ocasionado pela carga eletromagnética gerada pelas rochas. A explicação foi relatada pelo cientista da NASA Friedemann Freund ao jornal mexicano El Universal.

continua após publicidade

O terremoto severo de magnitude 8,4 sacudiu o México e provocou a morte de 32 pessoas, além de deixar milhares de desabrigados, conforme relato da Unidade Federal de Proteção Civil do país.

"O choque das placas tectônicas produziu terremotos, mas quando "o nível de stress (entre as rochas) é alto, surgem cargas eletrônicas que transformam momentaneamente uma pedra isolante em um semicondutor", explicou Freund. 

continua após publicidade

O cientista da NASA detalhou que semicondutores são materiais com nível de condutividade elétrica, entre algum metal e um isolador, e são utilizados para fabricar transistores.   

"Desta forma, durante o terremoto, "as pedras da crosta terrestre crescem e se curvam sob o ataque das forças tectônicas, as cargas [eletromagnéticas] que estão dentro, são liberadas e geram uma variedade deslumbrante de fenômenos que até fazem parte do folclore dos terremotos em várias regiões do mundo", completou Freund.