Cotidiano

Agentes penitenciários têm treinamento em táticas com cães

Da Redação ·
Agentes penitenciários têm treinamento em táticas com cães Foto: AEN
Agentes penitenciários têm treinamento em táticas com cães Foto: AEN

Agentes penitenciários integrantes do Setor de Operações Especiais (SOE), que atua como primeiro interventor em situações de crise nas unidades do sistema prisional paranaense, participaram de um curso de ações táticas com cães. O treinamento aconteceu no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após publicidade

O curso foi ministrado pelos instrutores Sara Bertolino e Ezequiel Bertolino, inspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, considerado referência no trabalho com cães policiais.Segundo o responsável pela Divisão de Operação e Segurança (DOS) do Departamento Penitenciário do Paraná, Humberto Benigno Ferreira Junior, o projeto faz parte da criação da primeira unidade K9 do Depen. 

Agentes penitenciários têm treinamento em táticas com cães fonte: Reprodução

O SOE é formado por agentes penitenciários que integram
o quadro efetivo do Depen do Paraná - Foto: AEN

continua após publicidade

“Durante o curso foram apresentadas técnicas de obediência, abordagem de suspeitos com uso de cães, detecção de substâncias ilícitas e uso do cão em célula tática”, explica Benigno.O treinamento foi ofertado durante quatro dias. Participaram da ação 15 agentes penitenciários integrantes do grupo das bases do SOE de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá e Cascavel.

O grupo
O SOE é formado por agentes penitenciários que integram o quadro efetivo do Depen do Paraná e que passam por processo seletivo para participar do grupo especial. Eles recebem treinamento específico em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, direitos humanos, manutenção e manejo de armamento e tiro.