MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Brasil deverá deixar de ser de maioria católica em 2030

O papa Francisco chega nesta quarta-feira (6) à Colômbia, na América Latina, uma região do mundo de tradição católica mas onde o número de fiéis tem diminuído de significativa e progressivamente nos últimos anos.À medida que o catolicismo "encolhe", outra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.09.2017, 11:03:00 Editado em 06.09.2017, 13:39:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Francisco chega nesta quarta-feira (6) à Colômbia, na América Latina, uma região do mundo de tradição católica mas onde o número de fiéis tem diminuído de significativa e progressivamente nos últimos anos.

continua após publicidade

À medida que o catolicismo "encolhe", outras religiões avançam, como as Igrejas Pentecostais (movimento cristão evangélico) e também aumenta o número de ateus e agnósticos.

Se ao longo do século XX, 90% dos latino-americanos se declaravam católicos, essa percentagem chega agora os 69% e mantém tendência de redução, conforme o portal Euronews.

continua após publicidade
Brasil deverá deixar de ser de maioria católica em 2030
Foto por Reprodução

O Brasil é um dos exemplos mais destacados da perda de força do catolicismo - Foto: Reprodução/Euronews

9 milhões de fieis a menos
O Brasil é um dos exemplos mais destacados da perda de força do catolicismo. Estima-se que nove milhões de brasileiros tenham deixado o catolicismo desde 2014, um ano após o início do pontificado do papa Francisco. No mesmo período, o número de cristãos evangélicos aumentou 29%.

“A Igreja Católica perdeu milhões de fiéis na América Latina, principalmente para as Igrejas Pentecostais. Essa foi a razão principal da escolha do primeiro papa latino-americano”, afirmou Andrew Chesnut, especialista em religião da Universidade da Virginia Commonwealth

continua após publicidade

O especialista prevê que o Brasil, o país com maior número de católicos no mundo, deixe de ser de maioria católica em 2030.

Por enquanto, o catolicismo ainda é a religião dominante no Brasil. Segundo as estatísticas da Igreja Católica, há 172, 2 milhões de brasileiros batizados, um recorde mundial. O México ocupa o segundo lugar com 110,9 milhões de pessoas batizadas, o que corresponde a 85% da população.

Mas o catolicismo tem perdido terreno em toda a América Latina. O país menos católico é o Uruguai com 38% de ateus e agnósticos. “A Igreja vai continuar a perder fiéis e influência política”, prevê Andrew Chesnut. O especialista avalia que o papa argentino ainda não deu provas de conseguir frear este êxodo religioso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil deverá deixar de ser de maioria católica em 2030"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!