Mais lidas
Cotidiano

Astrônomos detectam sinais enigmáticos de rádio emitidos de outra galáxia

.

Foto: Pinterest/Imagem ilustrativa
Foto: Pinterest/Imagem ilustrativa

Pesquisadores do projeto Breakthrough Listenanunciaram ter captado sinais repetitivos rádio FRB  que supostamente foram enviados de outra galáxia. Os cientistas que participam da inciativa, que mira sinais de vida extraterrestre, receberam impulsos repetitivos do sinal de rádio FRB 121102, que podem ter sido enviados de uma galáxia localizada a três bilhões de anos-luz da Terra, segundo eles.Em oportunidade anterior, os astrônomos do Breakthrough Listen relataram ter detectados 15 sinais oriundos de uma galáxia anã.

Tais ondas foram registradas pela primeira vez em 2007 e desde então os cientistas vêm tentando captar mais impulsos para análise detalhada. Durante ese tempo de análise dos sinais originários de regiões longínquas do nosso universo, surgiram mais opções para desvendar o enigma, que pode ter origem artificial e se tratar de tentativas de uma civilização extraterrestre de estabelecer contato, conforme alguns astrônomos.

Conforme os pesquisadores, os sinais são representados por ondas de rádio tão complexas que pode ser descartada a opção de "origem natural" para tal fenômeno.

Os astrônomos do Breakthrough Listen planejam continuar a observação categórica para encontrar mais caraterísticas desconhecidas nos sinais, mas imprescindíveis para apurar a origem das ondas.

Nova visão do espectro
As capacidades extraordinárias do Backend do Listen, que é capaz de gravar vários gigahertz de largura de banda de cada vez, divididos em bilhões de canais individuais, permitem uma nova visão do espectro de freqüência de FRBs e devem lançar luz adicional sobre os processos que geram emissão de.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber