MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Peixes-zebra podem auxiliar pacientes de câncer colorretal

Um grupo de pesquisadores sob a liderança da cientista Rita Fior, da Fundação Champalimaud, optou por trocar os ratos por peixes e essa mudança proporcionou mais rapidez nos testes de eficácia de um tratamento do câncer colorretal, que possibilita meses d

Da Redação

·
Pesquisadores trocaram ratos por peixes-zebra: mudança proporcionou mais rapidez nos testes de eficácia de um tratamento do câncer - Foto: Pixabay
Icone Camera Foto por Reprodução
Pesquisadores trocaram ratos por peixes-zebra: mudança proporcionou mais rapidez nos testes de eficácia de um tratamento do câncer - Foto: Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2017, 22:50:00 Editado em 04.09.2017, 23:17:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de pesquisadores sob a liderança da cientista Rita Fior, da Fundação Champalimaud, optou por trocar os ratos por peixes e essa mudança proporcionou mais rapidez nos testes de eficácia de um tratamento do câncer colorretal, que possibilita meses de vantagem aos pacientes para diagnosticar a doença, além de reduzir os custos.

continua após publicidade

Um câncer é sempre difícil de tratar. Uma das dificuldades principais tem a ver com o fato de cada tumor ser diferente: uma pessoa com câncer colorretal pode apresentar um quadro diferente de outra pessoa com câncer colorretal, mesmo se o grau e o período da doença sejam idênticos. Isso resulta em que duas pessoas que acometidas dessa doença reagem de forma diferenciada a tratamentos similares.

Por conta dessa situação, os cientistas testam incialmente os tratamentos escolhidos em animais para saber como o paciente vai reagir. O animal padrão sempre tem sido o rato. Mas agora, a equipe liderada pela doutora Rita Fior trocou os camundongos por peixes-zebra – e a mudança parece que deu certo. Os resultados da pesquisa, publicados na revista PNAS, apontam que os peixes-zebra são capazes de mostrar uma reação ao tratamento usado no prazo de quatro dias.

continua após publicidade

Em entrevista à Agência de Notícias Sputnik Brasil, a pesquisadora Rita Fior que os ratos demoram meses, e os pacientes não têm meses disponíveis para esperar pelo resultado. "Já o ensaio que desenvolvemos demora 3 semanas no total. Ou seja, é possível ter um resultado no tempo de espera – enquanto as pessoas realizam exames, etc. Também faríamos este teste para ajudar o oncologista a decidir o melhor tratamento para aquele doente em particular", detalhou Rita Fior.

A cientista, no entanto, observa que este resultado ainda não significa uma vitória total sobre o câncer. "Não, os nossos resultados mostram que poderá ser possível testar para cada pessoa – as células do seu cancro [câncer] primeiro – antes de começar o tratamento para ver qual a melhor terapia – ou seja, qual a melhor quimioterapia para o tumor de cada pessoa. Por exemplo, há várias opções e os doentes tomam uma delas – se não funcionar, passam para a outra e assim sucessivamente – como sabe todas a terapias anti-cancro têm 'side effects' [efeitos colaterais] muito tóxicos. Esperamos que no futuro se consiga acertar à primeira na melhor terapia – testando primeiro as opções", acrescentou a doutora Fior.

 Redução de custo
Trocar o animal comum por um outro pode ser difícil para a realização de pesquisas, mas resulta ainda em redução de custo operacional. "O modelo de peixe é muito mais barato que os ratinhos",  frisa a pesquisadora, indicando qual o próximo passo da pesquisa. "Será testar a predictability do ensaio – ou seja examinando e assistindo muitos doentes teremos que ver se conseguimos antecipar qual será a resposta aos tratamentos ministrados".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Peixes-zebra podem auxiliar pacientes de câncer colorretal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!