Mais lidas
Cotidiano

Municípios paranaenses se preparam para a terceira etapa de vacinação contra a dengue

.

Governo do Estado organizou eventos nas regiões do Paraná para o início da terceira etapa da vacinação contra a dengue. (Foto: Divulgação/ SESA)
Governo do Estado organizou eventos nas regiões do Paraná para o início da terceira etapa da vacinação contra a dengue. (Foto: Divulgação/ SESA)

Governo do Estado do Paraná organizou eventos nas regiões do Paraná para o início da terceira etapa da vacinação contra a dengue. A programação foi dividida em dois momentos: a capacitação para profissionais de saúde e o esclarecimento de dúvidas da população. A campanha está marcada para começar no dia 20 de setembro.

Os eventos ocorreram em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá desde o dia 25 de agosto. “Já aplicamos mais de 450 mil doses da vacina no Estado, entre primeira e segunda fase da campanha. A meta agora é vacinar 100% das pessoas que tomaram a primeira e a segunda dose e para isso contamos com o apoio e a mobilização de todos”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. No total, foram 1,7 mil participantes entre profissionais da área e população em geral. Paranaguá, por exemplo, recebeu as palestras nesta quinta e sexta-feira (31 e 1°). “Estamos realizando monitoramentos mensais no município e, infelizmente, ainda identificamos constantemente a presença do mosquito em nossa região. O vetor ainda está por aqui e os cuidados precisam continuar. Vamos nos empenhar ainda mais para vacinar o maior número de pessoas e proteger a saúde da população”, destaca a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

CAMPANHA – A terceira etapa da vacinação contra a dengue no Paraná acontece de 20 de setembro a 27 de outubro. Duas grandes mobilizações (dias D) acontecerão em 20 de setembro e 21 de outubro, datas em que as unidades de saúde funcionarão em horário especial e equipes volantes vão vacinar em diversos pontos da cidade para facilitar o acesso da população.

Os municípios e o público-alvo da campanha são os mesmos da primeira e segunda etapas. Para garantir a resposta imunológica adequada são necessárias três doses da vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave. Desta vez, deve retornar à Unidade de Saúde quem já tomou a primeira ou a segunda dose. Nesta etapa não serão aplicadas primeiras doses.

Confira os municípios que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná: 

De 9 a 44 anos - Paranaguá; Assaí.

De 15 a 27 anos - Foz do Iguaçu; Santa Terezinha de Itaipu; São Miguel do Iguaçu; Boa Vista da Aparecida; Tapira; Cruzeiro do Sul; Santa Isabel do Ivaí; Iguaraçu; Mandaguari; Marialva; Maringá; Munhoz de Mello; Paiçandu; Santa Fé; São Jorge do Ivaí; Sarandi; Bela Vista do Paraíso; Cambé; Ibiporã; Jataizinho; Londrina; Porecatu; Sertanópolis; Itambaracá; Leópolis; São Sebastião da Amoreira; Cambará; Maripá.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber