Mais lidas
Cotidiano

Portos do Paraná fazem campanha de combate à dengue

.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu recentemente ação de orientação para combate à dengue em 12 comunidades que vivem no entorno dos dois municípios. A equipe de técnicos da Appa levou orientações socioambientais às comunidades de Valadares, Vila Guarani, Ilha do Teixeira e Europinha, Eufrasina, Amparo, Pontal do Sul, Antonina, Piaçaguera, São Miguel e Ilha do Mel.

A Campanha Prevenção Sempre incluiu a distribuição de mais de 10 mil folderes e cartazes, além do repasse de informações aos moradores sobre as características da dengue, sintomas e, principalmente, as melhores formas de prevenção à doença.

Para a professora Janete Cordeiro do Rocio, que leciona há quatro anos na Ilha do Teixeira, as informações repassadas pela equipe técnica da Appa aos jovens e crianças complementa o trabalho feito em sala de aula.

“Eles precisam ter esta conscientização desde pequenos e saber que resíduos deixados em locais inadequados podem se transformar em criadouros do mosquito, principalmente no verão”, explicou a professora.

A estudante Maressa de Lima Souza, de 9 anos, gostou de participar das atividades. “Estou me divertindo e aprendendo”, disse. Renata Rosa, mãe de uma das crianças participantes, acredita que esse tipo de ação é importante. “Acho bem interessante porque as crianças multiplicam as informações que recebem na escola em casa, com os familiares e vizinhos, contribuindo para a conscientização da comunidade”, completou Renata.

A líder comunitária na Ilha do Teixeira, Laura da Silva, moradora do local há 57 anos, disse que a sua atuação sempre esteve voltada para a preservação do meio ambiente, enfatizando a saúde e a qualidade de vida da população local.

“É muito importante ter ações assim. Nós estamos começando a compreender a dengue, compramos repelente e estamos inserindo a preocupação na prevenção da doença em atividades sociais e educacionais. Um exemplo é na escola, onde nossos alunos são orientados sobre vasos e recipientes que possam acumular água em casa, facilitando a procriação o mosquito Aedes Aegypti”, destacou Laura.

Campanha prevenção sempre
A campanha preventiva de inverno de combate à dengue conta com materiais com a imagem do mosquito Aedes aegypti sendo esmagado por um contêiner e um funcionário pulverizando áreas. São dois modelos de cartazes e dois de fôlderes distribuídos para toda a comunidade portuária com o texto “Não importa a época do ano, os perigos do mosquito continuam. Prevenção é um dever de todos, sempre. Vamos eliminar o mosquito da próxima estação”.O material também informa as ações diárias promovidas nas áreas do Porto Organizado e a importância do engajamento para fortalecer o trabalho de prevenção.

“Queremos ampliar os espaços para discussão do combate à dengue, aliado ao monitoramento continuado sobre a evolução do mosquito e alinhamentos estratégicos mensais, além das campanhas de conscientização nas mídias”, explicou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Paralelamente, as ações incluíram palestras em 16 empresas ao longo de agosto. Entre as empresas abordadas estão a Coamo, Grano Logística, Pasa, Rocha, Volkswagen, CPA, ATEXP, Centro Sul e Cotriguaçu; e ainda participarão Interalli, Gransol, Teapar, Cargill, TCP, TKX e TPPF.

“Tentamos atingir o maior número de pessoas para que se lembrem da prevenção em todas as estações do ano e não apenas no verão, quando há maior incidência da doença”, explicou o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimarães.

Todo o trabalho da Appa recebeu o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que subsidia os portos do Paraná e a cidade de Paranaguá com informações de estudos e monitoramento do mosquito transmissor.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber