MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sonda espacial da Nasa se prepara para mergulho final em Saturno

A sonda Cassini, da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, vai terminar sua missão de 13 anos para Saturno em meados de setembro ao transmitir dados até o momento final antes de mergulhar na atmosfera do Planeta dos Aneis, divulgaram cientistas da a

Da Redação

·
A nave espacial Cassini da NASA é mostrada em direção a Saturno e seus anéis durante um dos 22 mergulhos deste final da missão Imagem - NASA / JPL-Caltech
Icone Camera Foto por Reprodução
A nave espacial Cassini da NASA é mostrada em direção a Saturno e seus anéis durante um dos 22 mergulhos deste final da missão Imagem - NASA / JPL-Caltech
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2017, 21:13:00 Editado em 29.08.2017, 21:28:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sonda Cassini, da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, vai terminar sua missão de 13 anos para Saturno em meados de setembro ao transmitir dados até o momento final antes de mergulhar na atmosfera do Planeta dos Aneis, divulgaram cientistas da agência nesta terça-feira (29). 

continua após publicidade

Cassini, primeira nave espacial a orbitar Saturno, vai fazer o último dos 22 mergulhos de despedida entre os anéis e superfície do planeta em 15 de setembro. Em seguida a nave vai pegar fogo ao seguir direto para a esmagadora atmosfera do gigantesco planeta gasoso.

O mergulho final da Cassini colocará fim a uma missão que conseguiu descobertas inéditas, que incluem mudanças sazonais em Saturno, a semelhança da lua Titan a uma Terra primordial, e um oceano global na lua Enceladus, com plumas de gelo saindo de sua superfície, conforme o portal da Nasa.

continua após publicidade

“A missão tem sido insanamente, descontroladamente, lindamente bem sucedida, e está chegando a um fim em cerca de duas semanas”, afirmou Curt Niebur, cientista do programa Cassini, em teleconferência com repórteres no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia.

A fotografia final da Cassini ao ir para atmosfera de Saturno provavelmente será dos propulsores, ou buracos nos anéis provocados por pequenas luas, disse a cientista do projeto Linda Spilker.

A nave irá fornecer dados quase em tempo real sobre a atmosfera até perder contato com a Terra às 08h54 de 15 de setembro, no horário de Brasília, de acordo com a Nasa.

continua após publicidade

Spilker informou que os dados mais recentes da Cassini sobre os anéis haviam apontado que eles as faixas gasosas têm uma massa mais leve do que suposto anteriormente. Isto, conforme o cientista, sugere que são mais jovens do que o estimado, em cerca de 120 milhões de anos, e, portanto, surgiram após o nascimento do sistema solar, completou Spilker.

Veja baixo vídeo da Nasa sobre a missão Cassini

Com informações da Nasa

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sonda espacial da Nasa se prepara para mergulho final em Saturno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!