MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pescadores chineses acabam presos após serem flagrados com 6 mil tubarões em Galápagos

Uma corte do Equador decretou a prisão de 20 pescadores chineses por até quatro anos em razão de pesca ilegal nas ilhas Galápagos, onde foram flagrados com 6.600 tubarões apanhados de forma ilegal.O navio de bandeira chinesa Fu Yuan Yu Leng 999 foi apreen

Da Redação

·
Barco foi confiscado pelo Equador e os animais mortos acabaram jogados ao mar - Foto: Reprodução/Shangaiist
Icone Camera Foto por Reprodução
Barco foi confiscado pelo Equador e os animais mortos acabaram jogados ao mar - Foto: Reprodução/Shangaiist
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2017, 11:36:00 Editado em 29.08.2017, 19:06:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma corte do Equador decretou a prisão de 20 pescadores chineses por até quatro anos em razão de pesca ilegal nas ilhas Galápagos, onde foram flagrados com 6.600 tubarões apanhados de forma ilegal.

continua após publicidade

O navio de bandeira chinesa Fu Yuan Yu Leng 999 foi apreendido em meados de agosto com cerca de 300 toneladas de espécies quase extintas ou ameaçadas de extinção, entre as quais o tubarões-martelo.

A tripulação recebeu penas de prisão entre um e quatro anos, detalhou o juiz que proferiu a sentença.Os pescadores também vão ter que uma multa no valor de US$ 5,9 milhões.

continua após publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Equador disse ter encaminhado um protesto formal à China pela presença de navios próximos a Galápagos, ilha que foi palco de pesquisas que resultaram na teoria da evolução do naturalista ingl~es Charles Darwin.

O embaixador da China em Quito, Wang Yulin, afirmou que seu país pretende tomar todas as medidas necessárias para "colocar um fim a essas práticas ilícitas". As ilhas Galápagos estão a cerca de mil quilômetros a oeste da costa do Pacífico do Equador.

O Ministério do Meio-Ambiente afirmou que a embarcação chinesa estava pescando na reserva marinha de Galápagos. O barco foi confiscado pelo Equador e os animais mortos acabaram jogados ao mar.

continua após publicidade
Pescadores chineses acabam presos após serem flagrados com 6 mil tubarões em Galápagos
Foto por Reprodução

Navio de bandeira chinesa foi apreendido com cerca de 300 toneladas de espécies quase extintas ou ameaçadas de extinção 
Foto: Reprodução/Shangaiist

300 navios
Moradores de Galápagos denunciam ainda a presença uma frota de 300 navios de pesca chineses localizados em águas internacionais, fora da reserva marinha, conforme o portal Shangaiist.

Símbolo de status
A barbatana de tubarão é um símbolo de status para muitos chineses, apreciado como alimento e consumido em uma sopa. Restaurantes em toda a China servem o prato em banquetes tradicionais, apesar de uma repressão pelo presidente chinês, Xi Jinping, à extravagância e uma proibição de servir a iguaria em eventos oficiais.

Atenção especial
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, garantiu nesta terça-feira (29) que a China se opõe a qualquer forma de pesca ilegal e daria atenção especial ao caso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pescadores chineses acabam presos após serem flagrados com 6 mil tubarões em Galápagos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!