MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Violência desafia professores nas salas de aula

A imagem do rosto ensanguentado da professora catarinense Márcia Friggi, de Língua Portuguesa, ganhou os principais portais de notícias e as redes sociais de todo o Brasil na última semana. A foto retrata parte do cenário da escola no Brasil e expõe a rot

Da Redação

·
Violência desafia professores nas salas de aula
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2017, 19:27:00 Editado em 27.08.2017, 19:32:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A imagem do rosto ensanguentado da professora catarinense Márcia Friggi, de Língua Portuguesa, ganhou os principais portais de notícias e as redes sociais de todo o Brasil na última semana. A foto retrata parte do cenário da escola no Brasil e expõe a rotina de milhares de professores, que convivem diariamente com algum tipo de violência, seja física ou verbal, que é a mais comum. 

continua após publicidade
Violência desafia professores nas salas de aula
Foto por Reprodução

No início do ano, de acordo com dados plataforma QEdu, do Ministério da Educação (Mec), revelou que na região cerca de 55% dos professores já sofreram algum tipo de agressão física ou verbal em sala de aula.De acordo com o relatório da Patrulha Escolar, que registra o boletim de ocorrência quando é acionada pelas escolas, nos dezesseis municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, neste ano foi registrado um caso de agressão de aluno a professor. No ano passado, também foi registrado um caso de agressão de aluno contra professor e outro caso de agressão de professor contra alunos. Os municípios das ocorrências não foram divulgados. Ainda segundo o relatório feito pela Patrulha Escolar, neste ano, quatro ocorrências foram registradas por professores, que foram ameaçados por alunos. 

No ano passado inteiro, nove professores registraram queixa por este motivo. Em 2016 também foram registradas onze ocorrências por desacato, neste ano nenhum caso foi registrado. A violência não ocorre apenas entre professores e alunos. O relatório da própria Patrulha Escolar revela também a violência entre os alunos. De janeiro a agosto deste ano, dezenove casos de agressão física entre alunos foram registrados, mesmo número do ano passado inteiro. Os dados, apesar de chamar a atenção, não é um retrato fiel da intensidade de ocorrências de violência no âmbito escolar. Em muitos casos é comum não registrar a queixa. Um exemplo vem do professor de Língua Portuguesa, de 37 anos, que pediu para manter a sua identidade em sigilo. 

continua após publicidade

EXPERIÊNCIA
Ele recorda que durante uma dinâmica em sala de aula, em Sabáudia, percebeu que uma aluna estava provocando um dos colegas com guarda-chuva. “O menino, sempre muito fechado, não estava gostando, como maneira de me aproximar, fiz uma brincadeira e falei: isso vai dar casório. Ele continuou com a cara fechada e, no final da aula, se aproximou e deu um soco no meu braço”, conta. 

O professor comenta que avisou a coordenação pedagógica, que verificou as imagens da sala de aula e viu que o ambiente era de descontração. “Sempre fiz uso da brincadeira para me aproximar dos alunos. Entendo que ele possa não ter gostado do que falei. De repente, eu deveria ter percebido o jeito dele e ter feito outra abordagem, mas não precisava ter me agredido“, avalia. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Violência desafia professores nas salas de aula"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!