Mais lidas
Cotidiano

Fiscalização do TCE reduz gasto com diárias, combustíveis e pneus nos municípios

.

A fiscalização preventiva do Tribunal de Contas do Paraná está contribuindo para a redução do gasto com diárias, combustíveis e pneus nos municípios paranaenses. A conclusão é de levantamento da Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim) do TCE-PR, a partir da implantação de sistemas e ferramentas que monitoram os atos de gestão e apontam irregularidades ou inconsistências nos gastos públicos.

"Cada vez mais, voltamos nossa atuação para a prevenção de irregularidades, em busca de um controle externo mais efetivo sobre o gasto, evitando desvios e má aplicação de recursos", afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral. "Dessa forma, contribuímos para que o dinheiro do contribuinte seja investido em seu benefício, na forma de serviços públicos de melhor qualidade."

"O levantamento que realizamos comprova que, à medida em que o Tribunal aperfeiçoa seus mecanismos de controle e atua com mais rigor na fiscalização concomitante, os administradores reduzem os gastos", avalia o coordenador da Cofim, Ednilson da Silva Mota. 

O levantamento comparou as despesas com combustíveis e diárias dos 399 municípios paranaenses nos últimos sete anos - de 2010 a 2016.  Em relação aos gastos com pneus, o estudo abrangeu um período de cinco anos, de 2012 a 2016. Todos os valores foram atualizados monetariamente.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber