Cotidiano

Secretário apresenta dados de redução da criminalidade em palestra na ACP

Da Redação ·
Foto: Divulgação/Sesp
Foto: Divulgação/Sesp

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, apresentou os dados estatísticos da criminalidade em palestra proferida nesta terça-feira (15) na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.Mesquita mostrou que, nos primeiros seis meses deste ano, houve uma queda expressiva de 20,35% nos roubos e de 6,24% nos furtos aos comércios em todo o Paraná. 

continua após publicidade

Em Curitiba, a redução foi de 11% em relação aos furtos e 21% no caso de roubos – comparados ao mesmo período de 2016. O presidente da entidade, Gláucio Geara, elogiou a atuação policial no combate, principalmente, aos crimes patrimoniais – furtos e roubos – envolvendo os empresários do comércio. “Houve essa diminuição. Estamos levando as nossas demandas às polícias Militar, Civil e Guarda Municipal e temos sido atendidos. Tínhamos, por exemplo, um grande problema de furto a lojas de telefonias e diminuiu; o roubo a caixas eletrônicos também está diminuindo e são ações que a Secretaria está fazendo”, afirmou.

Geara explicou que o convite foi feito através do Conselho de Segurança da ACP para expor a demanda da entidade que representa 30 mil associados no Paraná. “Foi uma grande surpresa essa exposição, mostrando toda a estrutura da Sesp, toda a progressão dentro da gestão dele e do governador Beto Richa, do que foi feito na Secretaria. É importante dar conhecimento público a essas ações”, explicou Geara.

continua após publicidade

“Temos a sorte de ter um secretário policial federal de carreira, que sabe todas as sequências que a polícia deve tomar e que tem feito uma administração muito sincera e aberta. Sabemos que há limitação financeira, mas estamos em boas mãos com o secretário Wagner Mesquita”, acrescentou o presidente da ACP.O convite ao secretário partiu do Conselho de Segurança (Conseg) que atua integrado ao Conselho de Câmaras Setoriais da entidade. 

“Tivemos uma boa oportunidade de expor os projetos em andamento da Secretaria da Segurança Pública, as principais dificuldades – e as que foram superadas, a aplicação de recursos e os projetos de compra de equipamentos, bem como a política de trabalho em relação à atividade de inteligência e os resultados que foram atingidos até agora”, disse Mesquita.

Participaram do evento os vice-presidentes da ACP Paulo Brunel, Helio Bampi, Ivo Petris e Norman Arruda Filho; Acef Said, coordenador do Conselho de Segurança da ACP; o coronel da Polícia Militar Nerino de Brito, coordenador estadual dos Consegs; Cinthia Dias, diretora da Unidade de Progressão da Penitenciária Central do Estado, além de empresários e assessores.